Veja os impactos do motim do Grupo Wagner na guerra entre Rússia e Ucrânia

Desde o início da guerra, grupo de missionários teve papel fundamental para os russos.

Quais os possíveis impactos do motim do Grupo Wagner na guerra entre Rússia e Ucrânia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pesquisador James Nixey descreveu o conflito entre as autoridades russas e o grupo mercenário Wagner como um episódio severo que se tornou o pior dia para Vladimir Putin em sua presidência, resultando em benefícios para a Ucrânia.

Desde o início do conflito entre Rússia e Ucrânia, o Grupo Wagner desempenhou um papel crucial para os russos. Trata-se de um exército privado de mercenários que se acredita ter defendido os interesses russos em diferentes regiões, como na Síria, Líbia, Sudão e República Centro-Africana.

O recente conflito colocou em dúvida a aliança entre as tropas russas e o grupo de mercenários. Vladimir Putin descreveu as ações ocorridas nos últimos dias como uma "fuga criminosa" e um "motim armado". Por outro lado, Yevgeny Prigozhin, líder do Grupo Wagner, classificou o ato contra as autoridades russas como uma "marcha da Justiça".

Independente da terminologia utilizada, é evidente que o líder do Grupo Wagner fez esforços para minar a liderança militar da Rússia. Essa ação vinha se desenvolvendo ao longo do tempo, com disputas internas amplamente divulgadas entre o grupo Wagner e o Ministério da Defesa da Rússia sobre a condução da guerra na Ucrânia.

Prigozhin repetidamente acusou o ministério de não fornecer munição suficiente ao grupo mercenário (e de fazer isso de propósito). Prigozhin afirma que o ministério da defesa realizou um ataque com mísseis na sexta-feira em um acampamento base do grupo Wagner. As autoridades russas negam e chamam essa história de "uma provocação de informação".

No contexto do conflito interno, as tropas mercenárias conseguiram tomar o controle da cidade russa de Rostov e estavam avançando em direção a Moscou. No entanto, neste sábado (24/06), um acordo intermediado pelo presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, foi alcançado e o grupo Wagner suspendeu suas ações contra a Rússia.

Na manhã deste sábado, após o início do conflito com os mercenários, Putin fez um discurso repleto de referências à "traição" e à Rússia ter sido "esfaqueada pelas costas". Ele prometeu uma "resposta dura". E quase certamente contou com o apoio de comandantes russos de alto escalão – alguns condenaram publicamente as ações do grupo de mercenários.

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, se manifestou na manhã de sábado sobre o caso. Ele afirmou que “a fraqueza da Rússia é óbvia” e disse que "quanto mais Moscou mantiver suas tropas e mercenários na Ucrânia, mais caos atrairá para casa."

De acordo com Frank Gardner, correspondente de segurança da BBC News, acredita-se que Yevgeny Prigozhin, líder do Grupo Wagner, tenha recebido advertências como "você está sozinho e ninguém veio apoiá-lo, e se você continuar assim, haverá muito derramamento de sangue". Essas advertências teriam levado Prigozhin a recuar em Moscou.

Quanto ao futuro do Grupo Wagner após os recentes eventos, Gardner aponta que eles têm sido uma ferramenta útil para o Kremlin nos últimos oito anos, promovendo os interesses russos em várias regiões, com pouca consideração pelos direitos humanos. No entanto, não é possível prever com certeza o cenário da guerra sem a presença do Grupo Wagner ao lado da Rússia. Gardner ressalta que será difícil para Putin confiar novamente em Prigozhin, considerando-o traidor e com as forças de segurança do FSB o considerando um criminoso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES