Venezuela fecha espaço aéreo para voos da Argentina, por 'roubar' Boeing

O fechamento de seu espaço aéreo para voos provenientes da Argentina vem em resposta ao governo argentino ter entregado aos EUA um Boeing 747 .

O Boeing 747 da venezuelana Emtrasur no aeroporto de Córdoba, na Argentina | Sebastian Borsero/ AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma crise sem precedentes entre ArgentinaVenezuela vem se intensificando nos últimos dias, com Caracas anunciando o fechamento de seu espaço aéreo para voos provenientes da Argentina. A medida, adotada a partir de terça-feira (12), foi uma resposta ao governo argentino ter entregado aos EUA um Boeing 747 pertencente à Emtrasur, uma subsidiária de carga da Conviasa, empresa aérea estatal venezuelana.

ENTENDA O CASO - O avião, retido em junho de 2022 pelas autoridades argentinas em Córdoba, transportava peças automotivas do México. Após um pedido de confisco dos EUA, alegando que o avião tinha ligações com as Forças Quds, braço de elite da Guarda Revolucionária do Irã, a tripulação foi detida e a aeronave permaneceu em solo argentino.

Em fevereiro de 2024, uma decisão judicial argentina autorizou a entrega do avião às autoridades dos EUA, irritando o presidente venezuelano, Nicolás Maduro. As tensões entre os dois países já vinham aumentando desde a ascensão de Javier Milei ao poder na Argentina, em dezembro de 2023.

RETALIAÇÃO - Milei, economista ultraliberal, tem criticado Maduro como um "socialista empobrecedor". Em retaliação ao incidente com o avião, Maduro anunciou o fechamento do espaço aéreo venezuelano para voos argentinos, tanto de carga quanto turísticos.

O ministro das Relações Exteriores venezuelano, Yván Gil, acusou o governo argentino de "neonazista" e "submisso aos EUA", e chamou as ações de Buenos Aires de "atos de pirataria e roubo".

A decisão de Caracas irritou Buenos Aires, pois a principal companhia aérea argentina, a Aerolíneas Argentinas, depende do espaço aéreo venezuelano para muitos de seus voos internacionais. Em resposta, o governo argentino anunciou que tomará "ações diplomáticas" contra a Venezuela. A Boeing não se pronunciou sobre o incidente.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES