Venezuela registra tumulto e saques a comércios

Moradores de Cumanacoa passam fome, segundo opositores do regime de Nicolás Maduro. Revolta piorou quando comerciantes aumentaram preços

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Saques a comércios da cidade de Cumanacoa, no norte da Venezuela, terminaram em violência nesta quarta-feira (22). De acordo com o gabinete do autoproclamado presidente Juan Guaidó, ao menos sete pessoas ficaram feridas no tumulto. Uma delas foi baleada, segundo ele.

De acordo com o deputado Robert Alcalá, aliado de Guaidó, os saques começaram depois que comerciantes aumentaram os preços durante a manhã. O parlamentar ouviu relatos de que os moradores da cidade passam fome.

Foto: Reprodução/Robert Alcalá/Twitter

O Centro de Comunicação da Assembleia Nacional — parlamento que é presidido por Guaidó — também afirmou que a crise se agravou com a pandemia de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Ainda em março, o regime de Nicolás Maduro impôs quarentena para toda a Venezuela para evitar o espalhamento da Covid-19. Levantamento da Universidade Johns Hopkins desta quarta mostra 288 casos no país e 10 mortes pela doença.

Cumanacoa vem passando por manifestações contra a falta de alimentos e de combustíveis. O aumento nos preços por comerciantes revoltou ainda mais a população da cidade onde vivem mais de 50 mil pessoas.

Guaidó pede 'governo de emergência nacional'

Em mensagem publicada no Twitter, Guaidó culpou o regime de Nicolás Maduro pela crise e disse que os chavistas "subestimaram o povo, crendo que a repressão e o medo podem conter o inevitável".

"Um governo de emergência nacional sem os usurpadores é urgente", escreveu Guaidó.

Guaidó vem pedindo um governo de emergência desde março, quando os Estados Unidos propuseram que ele e Maduro se afastassem do poder e permitissem novas eleições presidenciais na Venezuela. O chefe do regime chavista, porém, negou a proposta, que chamou de "aberração".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES