Vídeo: Com drones, Dubai “faz chover” para amenizar calor de 50ºC

Os drones projetados pela equipe têm a capacidade de medir temperatura, umidade e carga elétrica dentro das nuvens

Com drones, Dubai "faz chover" para amenizar calor de 50ºC | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma estratégia inovadora para enfrentar temperaturas que se aproximam dos 50ºC, os Emirados Árabes Unidos implementaram o uso de drones para desencadear chuvas artificiais. Neste feito, alcançado em 2021, os modelos aéreos carregaram eletricidade nas nuvens, induzindo precipitações intensas.

O sucesso dessa abordagem foi demonstrado através de vídeos divulgados pelo Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos, mostrando chuvas torrenciais atingindo áreas como Ras al Khaimah, ao norte do país.

“O que estamos tentando fazer é tornar as gotículas dentro das nuvens grandes o suficiente para que, quando caírem da nuvem, sobrevivam até a superfície”, afirmou, à época, a meteorologista e pesquisadora Keri Nicoll à CNN. Sua equipe estava nos preparos dos testes dos drones.

A tecnologia por trás desse processo foi desenvolvida por cientistas da Universidade de Reading, no Reino Unido, como parte de um programa de pesquisa financiado pelos Emirados Árabes Unidos para avançar a ciência do aprimoramento da chuva.

Os drones projetados pela equipe têm a capacidade de medir temperatura, umidade e carga elétrica dentro das nuvens, permitindo uma intervenção precisa para desencadear a precipitação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES