Vítimas de abuso fazem uma petição para barrar cardeal no conclave

Ele faz parte do Colégio Cardinalício que vai eleger sucessor de Bento XVI.

O cardeal mexicano Norberto Rivera Carrera nesta segunda-feira (4) no Vaticano. | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vítimas de pedofilia recolheram mais de 20 mil assinaturas de apoio a uma carta que pede ao cardeal mexicano Noberto Rivera que se abstenha de participar do conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI, disse à AFP nesta quinta-feira (7) um dos promotores da iniciativa.

As vítimas de abuso sexual, que acusam o hierarca da Igreja Católica no México de acobertar pedófilos, publicaram a carta no site Change.org, onde havia acumulado até a manhã desta quinta-feira um total de 20.120 assinaturas.

Rivera, que se encontra no Vaticano, também foi incluído na quarta-feira em uma lista de 12 cardeais acusados de proteger sacerdotes pedófilos e de fazer declarações públicas ofensivas, elaborada pela Rede de Sobreviventes dos Abusados por Sacerdotes (SNAP, em inglês), com sede nos Estados Unidos.

No México, os promotores apresentaram na terça-feira a carta diante da Nunciatura Apostólica mexicana com o apoio de 15 mil pessoas, mas a iniciativa segue coletando assinaturas.

"Acreditamos que é preciso enfatizar que uma instituição religiosa e ética, como deve ser a Igreja Católica, não pode permitir que "pessoas envolvidas em processos legais (...) sejam chamadas a participar do conclave. Não podem votar", disse Alberto Athie, um ex-sacerdote comprometido com esta causa e um dos impulsionadores da carta.

Os autores da carta afirmam que Rivera acobertou vários religiosos pedófilos, como o falecido Marcial Maciel, fundador da congregação Legionários de Cristo e acusado de abusos sexuais contra menores, assim como de manter uma vida dupla com duas mulheres e vários filhos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES