Voo 447 não desviou de nuvens antes de acidente, diz jornal

Segundo o “Figaro”, aeronave manteve rota mesmo com tempestade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O comandante do voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em 2009 deixando 228 mortos, decidiu não mudar a rota da aeronave, o que evitaria passar por uma tempestade com nuvens cumulus nimbus na noite do acidente. A informação foi revelada nesta sexta-feira (5) pelo jornal francês "Le Figaro", que alega ter tido acesso a trechos da caixa-preta da aeronave que não foram revelados na última semana, quando foi divulgado o mais recente relatório do Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), responsável pela investigação do acidente.

Segundo o "Figaro", apesar de todos os aviões que passaram pela mesma região terem preferido modificar suas rotas para evitar a tempestade, o comandante do voo 447 disse: "Não vamos nos deixar incomodar pelos "cunims", se referindo às nuvens que teriam causado o congelamento dos pitots, responsáveis por informações de velocidade do voo.

Em vez de desviar da tempestade, o voo mudou a trajetória apenas em 12º ao se aproximar das nuvens mais carregadas, diz o jornal francês.

Segundo a publicação, 20 minutos antes do acidente, o piloto anunciou à tripulação: "Vai haver turbulência quando eu for dormir", e pouco depois saiu da cabine.

Preparo

O jornal francês diz ainda que as informações a que teve acesso revelam que o comandante do voo havia sido reprovado em um exame de atualização em janeiro de 2007, tendo conseguido passar no mês seguinte.

O "Figaro" alega que mesmo dois anos após o acidente, a companhia aérea ainda não entregou ao Escritório que investiga o acidente os documentos que comprovem o treinamento recebido pela tripulação do voo 447.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES