Vulcão entra em erupção na Islândia após série de terremotos; territórios evacuados

O evento ocorreu por volta das 8h no horário local (5h em Brasília) e resultou em evacuações em uma cidade próxima

Vulcão entrou em erupção na Islândia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um vulcão entrou em erupção na Islândia, neste domingo (14), após uma série de terremotos abalarem a península de Reykjanes. O evento ocorreu por volta das 8h no horário local (5h em Brasília) e resultou em evacuações em uma cidade próxima, onde uma fissura já havia expelido lava no mês passado.

Segundo informações de O Globo, o vulcanologista Magnus Tumi Gudmundsson, que presta assessoria à agência de defesa civil, relatou que estava embarcando em um helicóptero da Guarda Costeira para sobrevoar a erupção. O Escritório Meteorológico da Islândia registrou pelo menos 200 terremotos na região próxima a Grindavik, localizada a cerca de 51 quilômetros da capital.

Antes do início da erupção, a agência de defesa civil havia ordenado a evacuação de Grindavik, alertando sobre a iminência do fenômeno. A última erupção vulcânica no país ocorreu em dezembro, quando uma fissura se abriu ao longo de uma fileira de vulcões na Península de Reykjanes, criando um impressionante rio de lava.

Embora erupções vulcânicas não sejam raras na Islândia, os vulcões na Península de Reykjanes permaneceram inativos por aproximadamente 800 anos, até 2021. Desde então, quatro erupções já foram registradas na península, que abriga cerca de dois terços da população do país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES