Vulcão entra em erupção oito vezes neste domingo na Indonésia

Sinabung “vomitou” cinzas e rochas no norte da ilha de Sumatra. Governo pede para que moradores deixem suas casas.

Vulcão expele cinzas após entrar em erupção 8 vezes na Indonésia | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um vulcão na Indonésia ocidental entrou em erupção oito vezes em apenas algumas horas neste domingo, disseram autoridades. Ainda segundo relatos, "choveu pedras" sobre uma grande área, fazendo com que milhares de pessoas fugissem de suas casas.

O vulcão Sinabung está em erupção desde setembro, mas entrou em "estado de alerta" na tarde de sábado (23) e manhã deste domingo (24), "vomitando" repetidamente cinzas em brasa e rochas a até oito quilômetros no ar.

De acordo com a Agência Nacional de Gestão de Desastres, cerca de 12.300 pessoas foram retiradas de suas casas desde que o vulcão voltou a ficar ativo.

"As pessoas entraram em pânico na noite passada pois a erupção foi acompanhada de um som estrondoso alto e vibrações. Depois começou a chover rochas para baixo", disse o funcionário do governo local Robert Peranginangin .

"As pessoas correram desordenadamente para fora de suas casas e gritaram por ajuda". Ele acrescentou que não houve vítimas nas últimas erupções.

O Centro Indonésio de Catástrofes Geológicas e Vulcanológicas elevou o nível de alerta para o vulcão, que fica na ponta norte da ilha de Sumatra, para o ponto mais alto em uma escala de quatro estágios, o que significa uma erupção em iminente perigo.

O porta-voz das agências nacionais de desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse que o governo está ligando para as pessoas que vivem dentro de um raio de cinco quilômetros do vulcão, pedindo para deixarem suas casas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES