Vulcão Kilauea deixa mais de 30 casas destruídas no Havaí

Cerca de 1.700 residentes receberam ordem de saída do local

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 30 casas foram destruídas pela lava que desce do vulcão Kilauea, no Havaí, segundo autoridades da Defesa Civil informaram na noite desta segunda-feira (7). A preocupação do governo é com alguns moradores que não respeitaram o alerta de saída obrigatória de suas casas.

"Esse número pode mudar", disse Janet Snyder, porta-voz do distrito do Havaí. "Isso é de partir o coração."

Cerca de 1.700 residentes receberam ordem de saída, mas o governo afirma que nem todos seguiram a orientação. Cerca de 700 casas estão na área que recebeu instrução de saída obrigatória.

Amber Makuakane, 37, professora e mãe solteira de dois filhos, disse que sua casa de três quartos foi destruída pela lava. A habitação estava em frente a uma fissura que se abria na sexta-feira, quando "havia um pouco de vapor saindo de todas as partes do quintal, mas tudo parecia bem", disse Makuakane.

No sábado, ela recebeu alertas de seu sistema de segurança de que sensores de movimento em toda a casa haviam sido acionados. Mais tarde, ela confirmou que a lava cobria sua propriedade."Eles realmente não entendem", disse ela sobre seus filhos. “Meu filho fica me perguntando: 'Mamãe, quando vamos para casa?'”

As ordens de evacuação se mantêm para os moradores das áreas de Leilani Estates e Lanipuna Gardens, no lado leste da Grande Ilha do Havaí. "Os altos níveis de dióxido de enxofre são uma ameaça para todos que estão expostos", alertou a Defesa Civil do Havaí em sua última atualização, contabilizando 35 estruturas destruídas pela lava do vulcão.

As autoridades permitiram que alguns moradores retornassem às residências para recolher roupas e utensílios necessários, mas não foi autorizado o retorno permanente, por conta da intensidade dos gases emitidos e porque há fissuras que ainda estão lançando lavas.

O Kilauea, um dos vulcões mais ativos do mundo, entra em erupção continuamente desde 1983. O Observatório do Vulcão Havaiano do USGS emitiu um aviso em meados de abril de que havia sinais de pressão no magma subterrâneo, e uma nova abertura poderia se formar no cone ou ao longo do que é conhecido como a East Rift Zone. Leilani Estates fica ao longo da zona.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES