Vulcão lança pedra e mata repórter na Guatemala

O morto é um jornalista que trabalha numa emissora de TV, a Noti7, que iniciava a cobertura da atividade do vulcão

Bombeiros retiram o corpo de jornalista | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A erupção do vulcão Pacaya, na Guatemala, que jogou cinzas, areia e rochas pelas regiões sul e central do país, matou uma pessoa, feriu ao menos 20 e deixou três crianças desaparecidas nesta quinta-feira (27), informam as autoridades guatemaltecas.

O morto é um jornalista que trabalha numa emissora de TV, a Noti7, que iniciava a cobertura da atividade do vulcão, informou o porta-voz da polícia local, Donald Gonzalez. Ele foi atingido na cabeça por uma pedra, e seu corpo foi encontrado a poucos metros do carro de reportagem.

Dois cinegrafistas escaparam da chuva de pedras, mas sofreram ferimentos leves.

Calamidade pública

O governo da Guatemala declarou estado de calamidade pública nas zonas central e sul do país devido à erupção do vulcão Pacaya, situado a 50 km ao sul da capital. O estado de calamidade foi decretado nos departamentos de Escuintla (sul) e Guatemala (centro).

?A medida causa a limitação das garantias constitucionais para permitir o trabalho das autoridades e das equipes de socorro?, disse Ronaldo Robles, secretário de Comunicação da Presidência.

Além disso, segundo o secretário, o estado de calamidade pública ?permite às autoridades que retirem a população dos lugares de perigo, inclusive contra sua vontade?. As aulas foram suspensas em centros educativos públicos e privados.

?O presidente Álvaro Colom e seu gabinete de governo mantêm vigilância constante da atividade do vulcão Pacaya, assim como das constantes chuvas em todo o país, que também poderiam acarretar outras emergências?, acrescentou Robles.

saiba mais

Crianças desaparecidas

De acordo com autoridades, entre 1.600 e 2.000 pessoas estão desalojadas, e três crianças - de 7, 9 e 10 anos - estão desaparecidas.

Após a forte erupção do Pacaya, registrada por volta das 19h pelo horário local (22h em Brasília), o vulcão começou a lançar pequenas rochas, areia e cinzas, que chegaram a um raio de mais de 100 km.

Um aeroporto fechado

As autoridades ordenaram o fechamento do aeroporto internacional La Aurora, pois a pista está saturada de cinzas e areia. Os voos estão sendo desviados para aeroportos alternativos.

Quatro povoados localizados próximo ao vulcão foram esvaziados. A chuva de areia, que na capital guatemalteca alcançou mais de 10 cm de espessura, provocou mais de 35 colisões de veículos, e dezenas de motoristas sofreram lesões leves.

O vulcão de 2.552 metros sobre o nível do mar começou a aumentar suas atividades na noite de quarta-feira (26) e a situação piorou nesta quinta. Na Guatemala há 288 vulcões, dos quais oito registram atividades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES