Vulcão Tungurahua volta lançar a cinza na parte central do Equador

Atividade de vulcão vem aumentando desde fevereiro.

Avalie a matéria:
Vulcão no Equador | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vulcão Tungurahua, no centro do Equador, que lançou cinzas e material incandescente na sexta-feira (4), apresentava uma atividade entre moderada e alta neste sábado, e as autoridades mantinham o atual nível de alerta.

A atividade do Tungurahua (garganta de fogo) tem aumentado desde o início de fevereiro e, na sexta-feira, "ocorreu uma forte explosão", que se prolongou por cinco minutos, informou o Instituto Geofísico.

A explosão gerou "fluxos piroclásticos" e uma grande coluna de cinzas que "alcançou 10 km" sobre o nível da cratera, de 5.029 metros, precisou o Instituto.

Apesar da imensa coluna de cinzas sobre o vulcão, situado 130 km ao sul de Quito, a Secretaria Nacional de Gestão de Riscos não elevou o nível do alerta de "amarelo" para "vermelho".

Neste sábado, há uma atividade de "moderada para alta", com presença de "material incandescente a 500 metros abaixo da cratera", informou a Secretaria, acrescentando que "a queda de cinzas é leve".

Em Baños, localidade turística de 22 mil habitantes na base do vulcão, a atividade não alterava a rotina da população e dos visitantes.

"Aqui não caiu cinzas. Ontem (sexta) não observamos fluxos durante a noite porque estava nublado e também não ouvimos explosões", disse à AFP Rocío Paspuesán, funcionária do hotel La Floresta.

O comércio permanecia aberto e o fluxo de turistas era normal para o fim de semana. "As estradas estão abertas e seguimos com nossas atividades", destacou Paspuesán.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES