Xi Jinping e Joe Biden se reúnem durante cúpula de líderes nos EUA

Líderes da China e dos EUA destacaram a importância da relação bilateral entre os dois países

O presidente da China, Xi Jinping, e o presidente dos EUA, Joe Biden | Saul Loeb / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniram nesta quarta-feira, 15, em Filoli Estate, São Francisco, onde está sedo realizada a Cúpula de Líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC). Xi Jinping observou que já se passou um ano desde a última reunião em Bali, na Indonésia, e que muita coisa aconteceu desde então. O mundo emergiu da pandemia da COVID, mas ainda está sob os seus tremendos impactos.

A economia mundial está em recuperação, mas a sua dinâmica permanece lenta. As cadeias industriais e de abastecimento ainda estão sob ameaça de interrupção e o protecionismo está aumentando. Todos estes são problemas graves.

O relacionamento entre China e EUA, que é o relacionamento bilateral mais importante do mundo, deve ser percebido e encarado no amplo contexto das aceleradas transformações globais nunca vistas em um século. Deverá desenvolver-se de uma forma que beneficie os nossos dois povos e cumpra a nossa responsabilidade pelo progresso humano.

O presidente Xi Jinping destacou que a relação entre os dois países nunca foi tranquilo, nos últimos 50 anos ou mais e sempre enfrenta problemas de um tipo ou de outro. No entanto, continuou avançando em meio a reviravoltas. Para dois grandes países como a China e os Estados Unidos, virar as costas um ao outro não é uma opção. Não é realista que um lado remodele o outro. E o conflito e o confronto têm consequências insuportáveis para ambos os lados.

Xi Jinping sublinhou que a sua visão consistente de que a concorrência entre os grandes países não é a tendência predominante dos tempos atuais e não pode resolver os problemas que a China e os Estados Unidos enfrentam ou o mundo em geral. O planeta Terra é suficientemente grande para que os dois países tenham sucesso e o sucesso de um país é uma oportunidade para o outro.

É um facto objetivo que a China e os Estados Unidos são diferentes em história, cultura, sistema social e caminho de desenvolvimento. No entanto, desde que se respeitem, coexistam em paz e procurem uma cooperação vantajosa para ambas as partes, serão plenamente capazes de superar as diferenças e encontrar o caminho certo para os dois principais países se darem bem. O Presidente Xi expressou a sua firme convicção num futuro promissor da relação bilateral.

O presidente Xi Jinping observou que por estarem à frente da cooperação China-EUA, ele e o Presidente Biden assumem pesadas responsabilidades para os dois povos, para o mundo e para a história. Ele espera ter uma troca aprofundada de pontos de vista e alcançar novos entendimentos com o presidente Biden sobre questões estratégicas e abrangentes, críticas para a direção da relação China-EUA, relações internacionais e sobre questões importantes que afetam a paz e o desenvolvimento mundiais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES