Zelensky visita Estados Unidos e Joe Biden anuncia ajuda de US$ 1,85 bilhão

Avião com o presidente ucraniano aterrissou em Washington, onde ele se encontrará com Joe Biden e falará no Congresso.

Zelensky, presidente da Ucrânia, chega aos EUA para visita histórica e encontro com Joe Biden | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou na tarde desta quarta-feira (21) a Washington, nos Estados Unidos, para encontros com o presidente Joe Biden e com os congressistas —deve haver uma sessão em conjunto de deputados e senadores para ouvir o ucraniano. 

Em entrevista coletiva, Biden e Zelensky anunciaram pacote dos EUA com ajuda de US$ 1,85 bilhão e envio de mísseis à Ucrânia.

Trata-se de uma viagem histórica: é a primeira vez que Zelensky deixa a Ucrânia desde o início da guerra no país, em 24 de fevereiro.

Zelensky, presidente da Ucrânia, chega aos EUA para visita histórica e encontro com Joe Biden

O líder ucraniano foi direto a uma instalação do governo dos Estados Unidos, de onde esperará para seguir para os seguintes compromissos:

  • Ele se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden;
  • Após a reunião, ambos darão uma entrevista coletiva à imprensa;
  • Na sequência, o ucraniano seguirá ao Capitólio - o prédio do Congresso dos Estados Unidos - onde discursará durante uma reunião conjunta da Câmara dos Deputados;
  • Todos os eventos acontecerão ainda nesta quarta-feira.

Agradecimentos na Casa Branca

Joe Biden deu as boas-vindas à Casa Branca ao líder ucraniano com renovadas garantias de apoio dos EUA em meio à contínua investida da Rússia contra a Ucrânia.

O americano voltou a criticar a guerra. Ele afirmou que a invasão é inacreditável, e descreveu as ações da Rússia como "um ataque brutal ao direito da Ucrânia existir como nação".

Biden citou ataques a pessoas inocentes na Ucrânia apenas para intimidá-los, atacando civis, orfanatos, hospitais, escolas e grandes marcos do país.

"Agora eles (os russos) estão tentando usar o inverno como uma arma contra o povo ucraniano, mas o povo ucraniano continua a inspirar o mundo. Digo isso com a maior sinceridade, não apenas inspirar a nós, mas inspirar o mundo com a sua coragem e a forma como escolheram a resiliência no seu futuro", disse Biden.

Ele reiterou o apoio do governo dos EUA com ajuda financeira, humanitária e sistemas de segurança: "Nós vamos fortalecer a capacidade da Ucrânia de se defender, especialmente defesa aérea, e é por isso que os EUA estamos dando mísseis e treinando as forças para usar adequadamente os mísseis".

Zelensky dá medalha para Biden

"Obrigado antes de tudo", disse Zelensky ao presidente dos Estados Unidos. "É uma grande honra estar aqui".

Depois de agradecer, o presidente ucraniano contou que esteve perto de Kherson e conversou com um capitão da bateria de mísseis antiaéreos, e que esse militar pediu para que Zelensky levasse a medalha que havia recebido do exército para dar de presente a Biden.

Zelensky, então, presenteou Biden com a medalha, que agradeceu pelo objeto e disse que estava muito honrado. Ele lembrou do próprio filho, que serviu o exército dos EUA no Iraque.

Mais compromissos

A assessoria de Zelensky ainda não informou se ele terá compromissos na capital norte-americana na quinta-feira.

A visita acontece em um momento em que os Estados Unidos aumentaram o envio de armas de última geração para a Ucrânia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES