Internações por complicações do diabetes diminuem 47,16% em THE

Casos estão sendo melhores diagnosticados e controlados na capital

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar do crescente número de casos de diabetes no país, as internações por complicações dessa doença diminuíram na rede SUS de Teresina. O dado é da Secretaria Municipal de Saúde e aponta que em 2015 foram 567 internações por essa condição, a menor quantidade já registrada em um ano, desde 2010. A diminuição corresponde a 47,16% e permite constatar que os casos de diabetes estão sendo melhores diagnosticados e controlados na Atenção Básica da capital.

Aderivaldo Andrade, secretário municipal de saúde, explica que a informação foi extraída do ICSAB (Internações por Condições Sensíveis à Atenção Básica), que avalia a qualidade da assistência à saúde pública.

“Esse indicador do Ministério da Saúde avalia a atenção básica e enumera 17 grupos de doenças, como diabetes, que se forem diagnosticadas e tratadas na atenção básica não evoluem para internações. Isso significa que, quanto menor for o número de internações, mais eficaz está sendo o trabalho da atenção básica”, comenta.

O secretário ainda informa sobre o fluxo de atendimento em Teresina a usuários com diabetes. Segundo ele, o usuário diagnosticado com diabetes deve realizar o acompanhamento da doença no posto de saúde mais próximo da sua residência.

“Nos casos em que a doença esteja descompensada, comprovada por meio de exames, o médico do posto pode encaminhá-lo para o Centro de Atenção ao Diabético (CAD), que fica no Lineu Araújo”, conta.

Segundo a endocrinologista Lúcia Farias, o diabetes se caracteriza por glicemia elevada. Se for menor que 100 mg/dl é considerada normal. Entre 100 e 125, pré-diabético e acima de 126mg/dl, em jejum, é diabético. O diabetes é uma doença que não tem cura, mas se for bem controlada pode evitar complicações crônicas, como insuficiência renal, amputações, retinopatia diabética, entre outras.

Prevenção

A endocrinologista faz um alerta à população sobre os sintomas da doença: “O indivíduo com diabetes urina muito, perde peso, sente fraqueza e dor nas pernas. Esses sintomas só aparecem quando a glicemia já está acima de 180mg/dl. A mensagem que deixo é que a população se previna e evite obesidade, má alimentação e falta de atividade física. A atividade física não é só para ficar mais bonita, mas uma aliada no combate de doenças em geral”, conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES