Inverno começa com forte influência do La Niña no Nordeste

Estação começou às 6h14 no Hemisfério Sul e será marcada por massas de ar frio e menor radiação

Avalie a matéria:
Werton Costa | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O inverno começou nesta terça-feira (21) às 6h14 no Hemisfério Sul e no Brasil. No Piauí, o dia coincidiu com a passagem de uma massa de ar polar que provocou nebulosidade e até uma leve garoa sobre os municípios de Teresina, Elesbão Veloso, Castelo do Piauí, Campo Maior e São Félix do Piauí. 

O climatologista Werton Costa esclarece que Solstício de Inverno, fenômeno da astronomia que marca o início do inverno, pouco interfere na dinâmica atmosférica do Nordeste brasileiro. “O solstício sempre implica em uma distribuição desigual da luz solar entre os hemisférios. O solstício de inverno, por exemplo, significa que um dos hemisférios estará mais iluminado que o outro, neste momento, a maior parte da área de sombra está no hemisfério sul e a maior parte da área inclinada está no hemisfério norte”, falou.

Climatologista Werton Costa (Foto: Raissa Morais)

Segundo o climatologista, o fenômeno desencadeia a queda da temperatura média no hemisfério sul, ou seja, o início do inverno. Para o Nordeste, há tendência de elevação da temperatura diurna, com exceção da ação pontual de uma massa de ar polar e do fenômeno da radiação de retorno, que faz com que o tempo fique mais frio na madrugada e início da manhã. 

Este ano, o inverno sofrerá os impactos do La Niña, fenômeno caracterizado pelas baixas temperaturas no leste e na parte central do oceano Pacífico Equatorial.

De acordo com o Inmet, a estação será caracterizada por um período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, enquanto os maiores volumes de chuva concentram-se sobre o noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e parte da Região Sul do Brasil.

O inverno também é acompanhado de uma menor incidência de radiação solar, incursões de massas de ar frio, vindas do sul do continente, que provocam queda de temperatura do ar, resultando em termômetros inferiores a 22ºC. Já no Nordeste, a previsão do Inmet indica chuvas acima da média histórica para toda a faixa próxima ao litoral nordestino, em função dos impactos da La Niña.

“No oeste da Bahia e no sul do Piauí e do Maranhão, as chuvas poderão ser próximas da média, sendo que estas áreas já se encontram em seu período menos chuvoso”, segundo as estimativas. Ainda de acordo com o Inmet, a temperatura do ar durante o inverno deverá permanecer acima da média em grande parte da região Norte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES