Investimento em energia elétrica beneficia turismo em Parnaíba

São mais de 10 mil pessoas atingidas positivamente pelos investimentos feitos para melhoria no fornecimento no município de Parnaíba

Marcas do investimento em energia elétrica na cidade de Parnaíba | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Intensa, rica e cheia de encantos. Estes são apenas alguns dos atributos que encontramos no município de Parnaíba, localizada há 337 km ao norte de Teresina. A segunda cidade mais populosa do estado fica no litoral piauiense, que possui apenas 66 quilômetros de extensão, mas é considerado um dos mais lindos do Brasil.

O município de mais de 150 mil habitantes é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba, o único em mar aberto das Américas. Também é destaque a praia Pedra do Sal, que além de ponto turístico, é sinônimo de produção de energia limpa com mais de 20 aerogeradores produzindo 18 megawatts de energia utilizando os ventos, o suficiente para atender 70 mil pessoas.

Distribuição de energia em ponto Turístico de Parnaíba (Foto: Divulgação)

A região é destino de milhares de turistas todos os anos. É o caso de Federico Armeni, um italiano que está fazendo um tour pelo Brasil e ficou encantado com tantas belezas. “Aqui o Centro Histórico está ocupado de turistas, para beber alguma coisa e aproveitar. Gosto de arte e gastronomia, estou no lugar certo”, explica.

Federico fala do Museu do Mar e do complexo do Porto das Barcas. O lugar reúne imóveis históricos e pontos de vendas de artesanato. A mais nova estrutura do local é o Museu do Mar, com peças que contam parte da história da cidade. “Em uma linha do tempo, Parnaíba tem o momento povoado, vila e cidade. Daí surgiram as primeiras fazendas de carne e couro. Ainda no século XVIII, Parnaíba virou vila com a indústria do beneficiamento da carne. No século XIX, vira cidade, com um novo ciclo de comércio”, explica Helcio Carvalho.

A cidade vem crescendo a passos largos com uma economia baseada no turismo, agronegócio e na atividade comercial e industrial. Hoje, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a proximidade das festas de fim de ano, os empresários locais já estão investindo em estrutura para conseguir atender o intenso fluxo de turistas que está sendo previsto.

Samara Mandacaru, empresária do ramo hoteleiro, está se preparando. “O turista quer ser bem acolhido. Então nossa expectativa é de crescimento do turismo com o aumento da procura. Percebemos que as pessoas estão se planejando com bastante antecedência”, explica.

Historicamente, o município já passou por vários problemas no fornecimento de energia. Com o intuito de mudar essa realidade, vários investimentos estão sendo realizados, como melhorias na Subestação Parnaíba II, Construção de dois novos alimentadores, divisão de cargas e substituição de rede convencional.

Yara Lira, gerente de relacionamento da Equatorial Piauí na região norte, destaca o investimento na estação Camurupim, inaugurada recentemente. “Justamente para beneficiar o turismo local. São mais de 10 mil pessoas atingidas positivamente. São clientes residenciais, hotéis. Vamos melhorar a qualidade no fornecimento no final do ano. Estamos confiantes que teremos energia de qualidade no réveillon”, explica.

Tarifa social sorteia 120 geladeiras para a população

A Equatorial Piauí realizou um mutirão para troca de lâmpadas e ainda sorteou 120 geladeiras. Quem saiu com uma novinha foi o aposentado Antônio Soares, que foi de bicicleta acompanhado do neto Gerson Silva. “Estou muito feliz. Vai ser uma grande economia para nós”, revela.

Com praias belíssimas na região, quem vem conhecer Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia, vai para casa com a vontade de retornar, e quem é da cidade não pensa em ir embora.

Parnaíba é assim: uma verdadeira "cidade maravilhosa" do Piauí. Com uma variedade tão grande de belezas e com constantes investimentos estruturais, a região é o destino perfeito para quem quer aproveitar e relaxar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES