Iphan indica risco teto da Igreja São Benedito desmoronar

Parte do teto desabou na madrugada de quarta-feira, dia 14.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As celebrações que aconteciam normalmente na Igreja São Benedito tiveram que mudar de local após a queda de parte do teto que aconteceu na madrugada da quarta-feira (14). No dia seguinte (15), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) recomendou interdição emergencial do local.

Segundo a chefe de divisão técnica do Iphan, Wania Bertinato, foi realizada uma vistoria juntamente com a Secretaria de Estado da Defesa da Civil do Piauí. “Fomos até o local e diante da situação que identificamos, o rombo no telhado ocasionado pela queda de um pináculo ornamental de uma das torres foi muito grande e existe risco de desmoronamento do telhado. Estamos aguardando o laudo da Defesa Civil e esperamos que a nossa recomendação seja aceita”, explicou.

O ofício encaminhado à Defesa Civil e à Arquidiocese de Teresina alerta: “solicitamos que seja verificado se há sintomas de instabilidade na estrutura da mesma e/ou possibilidade de queda de outros elementos que coloquem em risco à segurança dos usuários e transeuntes”.

A igreja já passava por obras, iniciadas em junho de 2015 e esperava-se que fosse concluída em 34 meses, ou seja, dois anos e dez meses.

A Igreja São Benedito foi tombada pelo Iphan em 1938, sendo o terceiro templo católico construído em Teresina. Segundo o IPHAN, teve o tombamento federal motivado pela expressão artística da talha das portas externas, de autoria do artífice piauiense Sebastião Mendes.

O templo foi edificado pelo frei Serafim de Catânia, missionário capuchinho, com ajuda de esmolas e trabalhos do povo. A pedra fundamental foi lançada em 1874, sendo concluída e sagrada em 1886. O programa litúrgico, resolvido com simplicidade, encontra raízes nas tradições ibéricas mais constantes das igrejas de partido protobarrocas.

Missas acontecem ao lado da igreja

As tradicionais missas que aconteciam na Igreja São Benedito agora passam a ser realizadas na Sala do Pão de Santo Antônio, localizado ao lado da igreja São Benedito. O espaço faz parte do convento São Benedito.

De acordo com a coordenadora, Luzinete Rocha, as missas estão acontecendo normalmente e os fieis têm participado ativamente das celebrações. “Com a interdição da igreja, nós não poderíamos deixar de realizar as santas missas, por isso, organizamos esse local”, explica.

Apesar do espaço ser pequeno, a coordenadora explica ainda que o público tem participado e por isso, os horários das missas permanecem o mesmo de quando eram realizadas na igreja. “As missas acontecem normalmente nos horários de 6:30, 9:00, 11:00 e 18:00 horas. Durante a semana também estamos realizando as missas em horário normal, às 6:30 e 17:30”, completa. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES