iPhone passa a receber pagamento por aproximação no Brasil; entenda!

O Brasil é o primeiro país latino-americano a receber a tecnologia da Apple, disponível nos EUA (desde fevereiro de 2022)

iPhone passa a receber pagamento por aproximação no Brasil; entenda! | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os iPhones agora suportam pagamentos por aproximação no Brasil. Esse novo recurso, denominado Tap to Pay, permite transações utilizando cartões de débito, crédito e carteiras digitais, como a presente no Apple Watch. O Brasil se torna o primeiro país latino-americano a adotar essa tecnologia da Apple, que já estava disponível nos EUA desde fevereiro de 2022, além de países da Europa, Ásia e Austrália.

Para utilizar esse recurso, os proprietários de iPhones devem ter um modelo XS ou mais recente, com a versão mais atualizada do iOS. A Apple esclarece que, para efetuar o pagamento, o comerciante insere as informações da compra em seu iPhone com o Tap to Pay, e o cliente simplesmente aproxima seu cartão de crédito ou débito do celular do comerciante. A empresa assegura que a segurança da transação é garantida por meio da tecnologia NFC2, a mesma utilizada em outros métodos de pagamento por aproximação de cartão.

"Assim como já acontece com o Apple Pay, a Apple não sabe o que está sendo comprado nem por quem", afirma a empresa. O Tap to Pay no iPhone funciona com cartões de débito e crédito por aproximação das principais redes de pagamento, incluindo American Express, Mastercard e Visa.

A solução para iPhone está disponível desde esta terça (19) para as plataformas de pagamento participantes. Por enquanto, a fintech CloudWalk (responsável pelo sistema de pagamentos InfinitePay) é a primeira a aderir. Segundo a Apple, o recurso estará disponível "em breve" (sem data confirmada) para Granito, Nubank, Stone e SumUp. Questionada pela Folha, a gigante da tecnologia afirma que não cobra dessas empresas pelo serviço.

A própria CloudWalk oferece um aplicativo que transforma smartphones com tecnologia NFC, usada em pagamentos por aproximação, em maquininhas. Antes a tecnologia estava disponível para aparelhos com sistema operacional Android 10 ou superior.

Procurada, a Abranet (Associação Brasileira de Internet), que representa parte das empresas de pagamento digital, afirma que o lançamento não coloca a Apple como uma concorrente das operadoras de maquininha. "A nova funcionalidade simplifica o pagamento, transformando o celular em uma maquininha e ajudando a aumentar as vendas dos comerciantes." O lançamento vem uma semana após o anúncio dos novos aparelhos da linha iPhone 15, ainda indisponíveis no Brasil.

(Com informações da Folhapress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES