IPI reduzido para automóveis já acaba dia 31; Aproveite!

A redução do IPI para carros foi uma estratégia do governo para estimular a economia.

Avalie a matéria:
Os automóveis comerciais leves têm o imposto reduzido de 4% para 1%. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mercado automobilístico está plenamente aquecido e esse efeito é causado pelo fim da redução do IPI, que deve acontecer no dia 31 deste mês. No Piauí, as concessionárias estão lotadas e o consumidor quer aproveitar os últimos dias do incentivo do governo.

A redução do IPI para carros foi uma estratégia do governo para estimular a economia, criar mais empregos e esvaziar os pátios das montadoras. O prazo para redução do IPI começou em maio, e já foi estendido de agosto para outubro. Até o momento, o Ministério da Fazenda não emitiu nenhum comunicado sobre a possibilidade de nova prorrogação do prazo. Os analistas de mercado afirmam acreditar que a medida não será novamente estendida.

A taxa está zerada para a compra de automóveis 1.0, além de reduzir de 13% para 6,5% veículos movidos à gasolina e de 11% para 5,5% automóveis a álcool/flex. Os automóveis comerciais leves têm o imposto reduzido de 4% para 1%. Para os automóveis que não estão no Regime Automotivo, incluindo os importados por empresas que não têm fábrica no Brasil ou nos países com os quais o Brasil tem acordo, como os do Mercosul, a alíquota cai de 37% para 30% (até 1000 cilindradas); de 41% para 35,5% (de

1000 a 2000 cilindradas); e de 34% para 31% (utilitários).

De acordo com Érico Veiga, gestor da Canadá Veículos, concessionária Chevrolet em Teresina, Parnaíba e Caxias, depois do dia 10 de outubro a direção da empresa começou a sentir que o fluxo de clientes na loja teve um aumento. ?Tenho certeza que isso se deve ao fato de que as pessoas perceberam a proximidade do fim do prazo?, informa Érico Veiga, acrescentando que além de preços baixos, a Chevrolet está com condições especiais de financiamento.

Quando o consumidor faz a conta na ponta do lápis, percebe que o desconto do IPI vale realmente a pena. Alexandre Area Leão, gestor da Alemanha Veículos, concessionária Volkswagen em Teresina, Parnaíba e Floriano, lembra que após o fim da medida, a previsão é de que os carros 1.0 fiquem até R$ 4

mil mais caros.

?Além do desconto no preço do carro, estamos contando com o apoio dos bancos parceiros que estão

oferecendo taxas mais competitivas e celeridade na aprovação?, conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES