Iraniano é condenado a inédita prisão perpétua na Suécia

Considerado culpado de crimes agravados contra o direito internacional e de assassinatos

Iraniano é condenado a inédita prisão perpétua na Suécia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça sueca condenou, nesta quinta-feira, um ex-diretor de uma prisão iraniana por seu papel nas execuções em massa de milhares de opositores por parte do regime de Teerã, em 1988 — uma sentença sem precedentes no mundo.

Hamid Noury, de 61 anos, à época procurador-assistente em uma prisão perto de Teerã, foi considerado culpado de "crimes agravados contra o direito internacional" e de "assassinatos", conforme a decisão do tribunal em Estocolmo.

Os juízes aplicaram a pena pedida pela promotoria. Na Suécia, a prisão perpétua corresponde geralmente a uma pena de 15 (quinze) anos de prisão.

Iraniano é condenado a inédita prisão perpétua na Suécia (Foto: CHRIS ANDERSON / TT NEWS AGENCY / AFP )

Grupos de defesa dos direitos humanos estimam que pelo menos 5 mil presos foram executados em 1998, quando o principal alvo foi o movimento armado de oposição dos Mujahedines do Povo (MEK). Segundo o MEK, o balanço de vítimas chega a 30 mil pessoas.

O processo deu origem a uma mobilização diária de opositores iranianos próximos aos Mujahideen do Povo que se manifestaram em frente ao tribunal de Estocolmo.

Reunidos novamente nesta quinta-feira, cerca de 300 pessoas receberam o veredicto com gritos de alegria e agitando bandeiras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES