IRPF: Receita antecipa liberação do programa de declaração para esta terça-feira

Previsão original era de o programa só estivesse disponível na sexta-feira (15). Prazo para entrega das declarações segue o mesmo

IRPF: Receita antecipa liberação do programa de declaração para esta terça-feira | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Receita Federal anunciou hoje que o programa do Imposto de Renda 2024 estará acessível a partir de amanhã, terça-feira (12), antecipando-se à previsão inicial de disponibilização em 15 de março, data de início do prazo de entrega das declarações. Essa antecipação permitirá aos contribuintes verificar as informações disponíveis e reunir documentos pendentes com maior antecedência. 

A declaração pré-preenchida inclui automaticamente informações sobre rendimentos, deduções, bens e direitos, bem como dívidas e ônus reais, eliminando a necessidade de inserção manual. A Receita Federal avalia que essa abordagem reduz os erros e oferece maior conveniência aos contribuintes. 

REGRAS PARA DECLARAÇÃO: No último dia 6, a Receita Federal divulgou as diretrizes para a declaração e anunciou que o período para submissão dos dados vai de 15 de março a 31 de maio. Com a expectativa de receber 43 milhões de declarações este ano, é crucial enviar a declaração o mais cedo possível para garantir uma restituição mais rápida.

Além disso, o método de declaração escolhido e a opção de recebimento também influenciam nesse processo. Aqueles que não cumprirem o prazo estão sujeitos a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do Imposto sobre a Renda devido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES