IRPF: Receita Federal libera 3º lote da restituição na próxima semana

Neste ano, o primeiro lote aconteceu em 31 de maio. Já o último está previsto para ser em 30 de setembro. Cabe destacar que o pagamento da restituição do IR segue uma fila.

Leão | Montagem/FDR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 30 de julho, a Receita Federal liberará o 3º lote da restituição do Imposto de Renda. Para este ano, a restituição do IRPF acontece em cinco lotes, entre maio e setembro, sempre no último dia útil do mês. De forma geral, a consulta da restituição pode ser feita uma semana antes do pagamento.

Desde o ano passado, a Receita Federal tem distribuído a restituição do Imposto de Renda em cinco lotes. Anteriormente, a restituição era feita em sete lotes. Essa redução tem o objetivo de reduzir o impacto da pandemia covid-19 — de forma a agilizar os pagamentos.

Neste ano, o primeiro lote aconteceu em 31 de maio. Já o último está previsto para ser em 30 de setembro. Cabe destacar que o pagamento da restituição do IR segue uma fila. Sendo assim, quanto antes acontecer a entrega da declaração, mais chance o contribuinte tem de receber nos primeiros lotes.

Contribuintes devem ficar atento ao prazo da Receita Federal. (Foto: Montagem/FDR )

Consulta da restituição do IRPF

Para descobrir se a restituição está disponível, a pessoa deve acessar a página da Receita Federal. Logo após, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda.

Caso a pessoa não esteja na lista de pagamento, vale verificar o extrato da declaração — para saber se há possíveis pendências. A consulta de eventuais inconsistências de dados está disponível no portal e-CAC.

Se algum erro for identificado, será preciso fazer a correção por meio de uma declaração retificadora. A restituição será paga somente se a declaração estiver correta.

Calendário da restituição do IRPF 2021

1º lote: 31 de maio

2º lote: 30 de junho

3º lote: 30 de julho

4º lote: 31 de agosto

5º lote: 30 de setembro

O pagamento da restituição acontece diretamente na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o crédito não seja realizado — se, por exemplo, conta bancária informada foi desativada —, a quantia ficará disponível para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES