Irritados, senadores criam lei que dificulta candidatura de juízes

Irritados com a Lava Jato, senadores criam 'Lei Moro'

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Senado Federal aprovou um projeto de lei que dificulta a candidatura de magistrados e integrantes do Ministério Público. Parte da reforma política elaborada pelos senadores, a proposta tem um alvo certeiro, o juiz Sérgio Moro, que conduz as investigações da Operação Lava Jato.

Irritados com a atuação do magistrado, alguns senadores temem que a notoriedade que Moro vem alcançado sirva como incentivo para que ele se candidate à presidência em 2018. Nos bastidores, a regra foi prontamente apelidada de “Lei Moro”.

Segundo o relator da Comissão da Reforma Política, senador Romero Jucá (PMDB-RR), a medida tenta coibir o “desvirtuamento” das atribuições legais dos membros do Judiciário e do MP, já que alguns buscam popularidade para posterior candidatura a cargos eletivos.

Jucá informou que o projeto é sugestão do senador Fernando Collor (PTB-AL) e foi tratado até com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Collor, que recentemente teve bens apreendidos na operação conduzida por Moro, apresentou uma emenda aumentando o prazo para quatro anos. O requerimento do senador foi rejeitado.

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) questionou o prazo, que considerou muito longo. "Estamos afastando da vida pública pessoas que têm condições de dar sua contribuição ao país." O projeto teve 47 votos favoráveis e nove contrários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES