Isolamento social ainda é baixo em Teresina

O isolamento tem sido apontado como medida para conter a propagação da Covid-19. Mas em Teresina e no Piauí como um todo, o índice continua inferior ao ideal, que é de 70%

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O isolamento social tem sido uma medida adotada por diversos países, inclusive o Brasil para evitar a propagação do coronavírus, o Sars-Cov-2. Como medidas de estados e municípios, diversos decretos limitando funcionamento do comércio e ações de proibição de aglomerações têm sido implantadas, mas o índice de isolamento (pessoas em casa) no Piauí continuam abaixo do ideal que é de pelo menos 70%, como aponta a Organização Mundial de Saúde.

Durante a Semana Santa, o cumprimento do isolamento foi de 50% em Teresina. Eduardo Aguiar, analista de sistemas da prefeitura, informou que na sexta-feira (11), primeiro dia do feriado da Semana Santa, o total de 66% das pessoas ficaram em casa, no sábado 56% e no domingo 60%. Cabe ressaltar que nos dois últimos dias há uma margem de erro de 5%.

 Eduardo Aguiar, analista de sistemas da Prefeitura de Teresina

Em comparação à semana anterior à Semana Santa, o analista mostrou que na segunda-feira houve uma queda no isolamento de 55% para 52%, na terça, o erro se repete, caiu de 55% para 51%, já na quarta-feira houve um pequeno acréscimo, de 49% subiu para 50%. Na quinta-feira mais uma pequena queda de 55% para 51% e na sexta, primeiro dia da semana Santa, o isolamento social subiu de 53% para 66%. No sábado o isolamento foi igual ao da semana anterior, de 66%. No domingo uma queda de 3 pontos percentuais, de 63% foi para 60%.

O sistema  de isolamento também permite que os profissionais consigam monitorar e avaliar quais são as regiões que estão em maior descumprimento do isolamento social. Abaixo de 40%, deixando a desejar, está a zona Sul da capital, com os bairros Brasilar e Santo Antônio. Entre 40 e 50% na Zona sudeste: Dirceu, Itararé, Novo Horizonte, São Sebastião e Beira Rio; zona Leste: Vale do Gavião e São João;  zona Norte:  Buenos Aires, Memorare, São Joaquim, Residencial Francisca Trindade e Parque Brasil.

A ferramenta considera uma quebra no isolamento quando a pessoa se afasta mais de 450 metros da sua residência. Vale ressaltar que o sistema respeita todas as leis e regras de privacidade  do cidadão, tendo em vista que ele não monitora individualmente, mas sim aparelhos de celulares ligados naquela região.

Cenário no Piauí

O cenário no restante do Piauí não é diferente da capital. Após atingir 61,70% de isolamento da população na Sexta-Feira da Paixão, dia 10, o índice caiu para 54% no sábado, 11, mas voltou a subir no domingo (12), alcançando 59%, portanto mantendo a casa dos 60%.

Enquanto na sexta-feira, o Piauí era o primeiro no ranking nacional, no domingo caiu para o 14º lugar. O Distrito Federal liderou a lista, com 61,77%. O último colocado foi o Tocantins, com 54,63%. 

Os municípios com maior índice de isolamento social no Piauí no último sábado foram Lagoinha do Piauí (78,60%), Wilson Brandão (77,20%), Aroeiras do Itaim (75,40%), Curralinhos (73,10%) e Juazeiro do Piauí (70%). Os com menor índice na mesma data foram São Gonçalo do Gurguéia (29,70%), São Miguel da Baixa Grande (33,20%), Canto do Buriti (40,30%), Campo Alegre do Fidalgo (40,80%) e Betânia do Piauí (41,40%). Teresina, a cidade mais populosa, ficou com índice de 55,10% no sábado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES