Israel lança novos ataques no Líbano após Hezbollah derrubar drone

Exército israelense disse que caças atingiram complexo militar e três outros locais de infraestrutura na cidade oriental de Baalbek

Membros do Hezbollah desfilam durante um comício que marca o Dia de Al-Quds | Foto: Mohamed Azakir/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (7), Israel realizou uma nova série de ataques aéreos no leste do Líbano, mirando instalações de infraestrutura ligadas ao Hezbollah, após o grupo armado ter abatido um drone israelense em seu território. Esses eventos ocorrem em um contexto de escalada de tensões regionais, com ambos os lados envolvidos em confrontos armados e trocas de tiros.

CAÇAS ATINGIRAM COMPLEXO MILITAR: Conforme reportado pela Reuters, em um comunicado, o exército israelense informou que seus caças realizaram ataques atingindo um complexo militar e três outros pontos de infraestrutura associados ao Hezbollah na cidade oriental de Baalbek. O comunicado destacou que este último ataque foi uma resposta à ação do Hezbollah, apoiado pelo Irã, que abateu um veículo aéreo não tripulado no espaço aéreo libanês. O grupo identificou o drone como sendo um modelo Hermes 900, de fabricação israelense.

ESCALADA DAS TENSÕES REGIONAIS: O Hezbollah tem negociado fogo com Israel através da fronteira sul do Líbano desde 8 de outubro, um dia após o grupo palestino Hamas lançar um ataque a Israel, que culminou na guerra de Israel em Gaza e levou à escalada das tensões regionais. Os bombardeios israelenses mataram cerca de 270 combatentes do Hezbollah e cerca de 50 civis. No sul do Líbano, cerca de 90 mil pessoas também foram deslocadas, enquanto mais de 96 mil israelitas foram deslocados da zona fronteiriça norte do país. 

EUA E OUTROS PAÍSES PROCURAM RESOLUÇÃO DIPLOMÁTICA: Os Estados Unidos e outras nações têm buscado uma solução diplomática para os confrontos entre o Hezbollah e Israel. O Hezbollah afirmou que não cessaria o fogo até que um acordo de cessar-fogo fosse alcançado em Gaza. De acordo com duas fontes de segurança, o mais recente ataque israelense no Líbano visou um campo de treinamento pertencente ao Hezbollah na aldeia de Janta, próxima à fronteira com a Síria, e na cidade de Safri, próxima a Baalbek. Não houve relatos de vítimas decorrentes dos ataques, conforme informaram as fontes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES