Italiano pode escolher o Piauí para produzir grãos

Nos próximos quatro meses deve providenciar a documentação necessária para a aquisição da terra, que deve ficar em torno de 5 mil hectares

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A convite de Hideraldo Dotto, presidente da Coopercerrado ? Cooperativa Agroindustrial dos Cerrados Piauienses, o italiano Vincenzino Rota, que é vice-presidente da União Provinciale Agricultura (uma espécie de Federação da Agricultura de Roma) visitou no início desta semana municípios da região dos cerrados piauienses, além do município de Balsas/MA. ?Mostramos a ele também o projeto de agroindustrialização de grãos da Coopercerrado e a oportunidade de investimento na região dos cerrados piauienses?, disse Hideraldo.

De passagempor Teresina, o italiano disse que está interessado em adquirir terras nesta região. Ele, que produz cerca de 5 mil hectares de trigo, girassol, oliva, colza, alfafa e uva numa região próxima à Roma disse que os europeus estão atrás de áreas em países como o Brasil, Austrália, Argentina, USA e Canadá. ?O presidente Lula tem uma boa imagem internacional. Nesse sentido, o Brasil é hoje um país estável, seguro, que tem o controle da inflação e não tem conflitos sociais. O mais importante para o investidor é que a terra tenha liquidez?, analisa Rota.

De acordo com ele, nos próximos quatro meses deve providenciar a documentação necessária para a aquisição da terra, que deve ficar em torno de 5 mil hectares. Ele elogiou a iniciativa do Governo do Piauí que, diferentemente do percentual da União que é de 20%, estabeleceu o percentual de até 35% para reserva legal

Ele elogiou a proposta da Coopercerrado de busca fugir do mercado de commodities (que estabelece preços nos grandes mercados, preferindo a transformação dos grãos em bens de consumo), o pioneirismo dos associados na região dos cerrados piauienses e afirmou que a proposta tem como base a seriedade técnica e moral dos seus associados. ?O italiano é muito individualista. Só atua em grupo quando é preciso e em questões de reivindicações políticas ou econômicas?, disse Rota.

Ele disse ainda que na Itália a agricultura é subsidiada pelo governo. Segundo ele, sem está ajuda, a agricultura tem um baixo retorno naquele país. Ele explica que um hectare de terra boa, devido a saturação de investimentos, chega a custar cerca de R$ 250 mil, sendo tratada como um patrimônio. O custo de produção chega a cerca de R$ 2 mil para uma produção de cerca de 5 mil/kg por hectare. ?O Brasil é o país que mais crescerá no mundo nos próximos anos?, avalia Rota.

Fonte: Ascom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES