Já reparou nos encaixes do seu dente?

Mordida errada causa dores, falta de equilíbrio e prejudica qualidade do sono

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Problema comum em boa parcela da população, o encaixe dos dentes nem sempre é considerado um diagnóstico prioritário em caso de tratamentos de doenças que não se referem diretamente à boca.

Fortes dores de cabeça, dores nas costas, nas articulações e até problemas respiratórios e rinite podem ser analisados pela arcada dentária.

“A formação da arcada dentária e das possíveis disfunções estão, muitas vezes, relacionadas tanto com processo de mastigação quanto a problemas genéticos. A arcada dentária em condições saudáveis deve-se ter os dentes superiores encobrindo os inferiores”, explica o dentista Rogério Pavan.

Essa foi uma realidade enfrentada pela Irinéia Luiza Lipert de 76 anos, que há mais de 20 anos lutava contra problemas respiratórios e que depois de vários tratamentos e remédios só conseguiu combater a doença com a biorreprogramação bucal, técnica funcional de ajuste da arcada. “Senti uma diferença muito grande com o tratamento. Hoje consigo dormir bem e ter uma melhor qualidade de vida”, afirma a paciente.

Foi na cadeira do dentista que a aposentada Odette Sahd, de 84 anos, também encontrou há 7 anos a solução dos seus problemas de saúde. “Eu tinha muita queixa de dores no corpo e respiração. Quando comecei o tratamento eu andava até arqueada com problema na coluna. Nunca imaginei que os dentes seriam a cura pra mim”, explica.

Segundo o Ministério da Saúde grande parte da população sofre de oclusão dentária, porém nem sempre é possível traçar um perfil ou apontar quem tem maior predisposição para esse mal.

“A saúde da boca está diretamente ligada com o equilíbrio dos sistemas respiratório, bioquímico digestivo, esquelético, além de interferir diretamente na mastigação, fala e estética. Se existe uma disfunção da arcada, todo o sistema é afetado e consequentemente doenças surgirão. Infelizmente a maioria da população não tem conhecimento que cuidar da boca e dos dentes não significa apenas ter uma boa aparência, mas, sim manter todo o corpo saudável, contribuindo, inclusive, com a prevenção de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC), já que a boca é a porta de entrada de todo o organismo’, finaliza Pavan.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES