Jair Bolsonaro desiste de Feder e quer outro nome para assumir o MEC

O nome de Feder não foi bem aceito no grupo de apoio ao presidente.

Renato Ferder | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parece que vai durar pouco a opção do nome de Renato Ferder a frente do Ministério da Educação. Segundo o blog da Ana Flor, no portal G1, o presidente Jair Bolsonaro já está procurando outro nome para comandar a pasta depois de ouvir críticas do seu grupo de apoio e resistências dentro do governo com relação ao Secretário da Educação do Paraná.

De acordo com informações de pessoas próximas ao presidente, ele já está consultando outros nomes, mas a prioridade é que o próximo ministro faça uma gestão técnica e tenha uma relação boa com os outros poderes, principalmente o Congresso, onde as regras do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) precisam ser definidas até dezembro.

Bolsonaro já está desistindo de Feder e procura outro nome para o MEC / Crédito: Reprodução

Bolsonaro havia ligado para Renato Feder na noite de quinta (2) e chegou a convidá-lo para ir a Brasília nesta segunda (6), numa sinalização de que ele seria nomeado ministro. A ideia não foi adiante. Essa é a segunda vez que Feder foi descartado para o comando do MEC. Ele chegou a encontrar o presidente no Planalto há cerca de 10 dias, antes de Bolsonaro escolher Carlos Alberto Decotelli, que por inconsistências no currículo não chegou a ser efetivado.

O nome de Feder, empresário da área de tecnologia, teve muita resistência entre os grupos ideológicos com influência no governo e que até a saída de Abraham Weintraub tinham controle do MEC. Mas lideranças evangélicas, inclusive no Congresso, também manifestaram receio de que Feder não estaria alinhado com ideias conservadoras do grupo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES