Jair Bolsonaro nomeia desembargadora Liana Chaib como ministra do TST

Em edição extra do Diário Oficial da União, o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) nomeou a célebre desembargadora piauiense.

Liana Chaib | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em edição extra do Diário Oficial da União, o presidente da República  Jair  Bolsonaro  (PL)  nomeou  a  célebre desembargadora piauiense  Liana  Chaib  como  nova  ministra  do  Tribunal  Superior do Trabalho. Na última semana a sua indicação havia sido aprovada  no  Plenário  do  Senado. Liana  é  natural  de  Teresina  e  tem mais de duas décadas de atuação no TRT da 22ª região. É a primeira piauiense a assumir o posto na Corte do Trabalho em 81 anos de história do TST. 

No último dia 22 Liana Chaib foi sabatinada pelos parlamentares. Durante a sabatina, a magistrada foi questionada sobre a eficiência do Judiciário, indicando ser a favor de medidas que ajudam a dar celeridade na tramitação dos processos.

"Sou uma entusiasta das medidas para desafogar o Judiciário, sou uma entusiasta das conciliações, nós temos uma mentalidade de litigância, falta-nos também a questão da confiabilidade, porque não fazer as nossas conciliações antes mesmo de chegar ao Judiciário, com os servidores da nossa Casa, habilitando-os, falta essa cultura, mas nós estamos caminhando com o novo CPC. Mas de já digo que sou uma entusiasta desse tipo de iniciativa que precisamos trazer para o nosso Judiciário não chegar ao colapso".

Segundo o TST, essa é a segunda vez na história do Tribunal que a lista foi composta apenas por mulheres. De um total de 25 candidatos, sendo 19 homens e 6 mulheres, foram escolhidas as três desembargadoras.

Currículo

Liana Chaib é Doutora e Mestre em Direito Constitucional. Graduou-se em Direito em 1984, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi nomeada no TRT da 22ª Região em 2001. Foi presidente da corte por duas oportunidades e havia sido juíza do Trabalho.

A desembargadora também é professora de Direito Administrativo na Universidade Estadual do Piauí e é membro da Academia Piauiense de Letras Jurídicas, ocupando a cadeira de número 21, que tem como patrono seu pai, o jurista Jorge Azar Chaib,  que foi fundador da academia e faleceu em 2010. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES