Japão confirma 40 casos de contágio interno da nova gripe

De acordo com os dados do Ministério da Saúde japonês citados pela agência oficial Kyodo, 29

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Japão informou neste domingo (17) que 40 pessoas pegaram o vírus da nova gripe A (H1N1) no próprio país. Além deles, o Japão também tem outros quatro infectados que "importaram" o vírus do Canadá, elevando o total de pacientes a 44.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde japonês citados pela agência oficial Kyodo, 29 dos casos recentes são de estudantes da cidade de Kobe, na província de Hyogo, e da província de Osaka, ambas no centro do país. Todos esses pacientes não deixaram o território japonês recentemente

Sábado, oito estudantes de Kobe também deram positivo nos testes do vírus A(H1N1), os primeiros casos de transmissão local da doença no Japão.

Segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), agência da ONU que centraliza o combate à epidemia, o aumento do número de contágios domésticos, como o que ocorre no Japão, pode significar que a transmissão "em nível comunitário" já teria começado.

Isso poderia levar a OMS a aumentar o alerta pandêmico do atual nível 5 -de pandemia iminente- para o 6, que indicaria que a epidemia, iniciada no México, já tem alcance mundial.

Os quatro casos "importados" do Canadá foram os primeiros registrados no Japão. Os afetados são cidadãos japoneses - um professor do ensino médio de cerca de 40 anos e três alunos de aproximadamente 16 anos - da província de Osaka e tinham voltado de uma viagem de estudos em Oakville, no Canadá.

Cerca de 110 estudantes de um centro de ensino ao qual pertencem vários dos casos recém-confirmados em Osaka mostram sintomas de gripe desde segunda-feira, segundo a própria instituição.

As autoridades locais decidiram fechar o centro de segunda-feira até sábado, como medida preventiva diante de possíveis novas infecções, segundo a Kyodo.

O governo japonês declarou que já "entrou em uma nova fase" e aumentou as medidas preventivas de seu plano de luta contra a gripe, após serem descobertos ontem os primeiros casos de contágio dentro do país.

O primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, disse, em comunicado, que o Japão "está pronto para tomar medidas que evitem que (a nova gripe) se estenda" e comparecerá amanhã em entrevista coletiva para explicá-las.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES