Japão realiza Festival de Bonecas em Teresina

A diplomata vem participar especialmente do Festival das Bonecas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina recebe, a partir desta segunda-feira, 24, uma visita oficial da diplomata Hitomi Sekiguchi, consulesa-geral adjunta do Consulado Geral do Jap?o em Bel?m. Recepcionada por Seiji Nakaiama, japon?s que reside no Piau? h? 34 anos e ? assessor da Secretaria de Planejamento do Estado, ela permanece no Estado at? quarta-feira, dia 26.

Segundo Nakaiama, a diplomata vem participar especialmente do Festival das Bonecas, no Centro de Forma??o Odilon Nunes. "Trata-se de uma atividade em comemora??o ao centen?rio da imigra??o japonesa do Brasil e, ainda, por 2008 ser considerado o ano de interc?mbio Brasil-Jap?o", afirma.

O Hina Matsuri ou Festival das Bonecas ? celebrado, no Jap?o, no terceiro dia do m?s de mar?o com a decora??o de bonecas no melhor c?modo da casa. S?o pe?as para cerim?nia, muitas das quais heran?a da fam?lia. Os pais que n?o possuem tais rel?quias de fam?lia compram novos jogos de bonecas no nascimento do primeiro beb? do sexo feminino.

Geralmente, um conjunto consiste de quinze bonecas trajando roupas antigas e as miniaturas de objetos dom?sticos. As de maior valor s?o as Dairi-bina que representam o Imperador e a Imperatriz, vestindo resplandescentes trajes de seda da antiga Corte. Os monarcas s?o assistidos por seus ministros e outros dignit?rios, damas e funcion?rios da Corte, m?sicos, que s?o colocados nas prateleiras inferiores. As flores de p?ssego simbolizam felicidade no casamento. S?o colocadas num m?vel especial ou hina-dan que consiste de v?rias prateleiras superpostas cobertas por um pano de colora??o avermelhada.

As filhas da casa e suas amigas re?nem-se diante da mostra, trocando sauda?es cerimoniosas e praticando as etiquetas que lhes foram ensinadas. Depois que termina a festividade, as bonecas e os utens?lios s?o cuidadosamente acondicionados em caixas e guardados at? o ano seguinte.

Mais informa?es: Seiji Nakaiama (9986 8809)

Programa??o

Dia 24

12h20 - Chegada em Teresina (JJ3846)

17h - Visita de Cortesia ao Prefeito Municipal de Teresina, S?lvio Mendes de Oliveira Filho. Local: Gabinete do Prefeito, Pal?cio da Cidade

Dia 25

8h30 - Visita ao secret?rio da Educa??o e Cultura de Teresina. Local: Gabinete do secret?rio da Semec

9h30 - Solenidade de Abertura do Festival das Bonecas. Local: Centro de Forma??o Odilon Nunes

16h - Visita ? Escola Municipal Lizandro Tito de Oliveira

Dia 26

9h - Visita ao secret?rio do Planejamento do Piau?

15h55 - Partida de Teresina. Local: Aeroporto de Teresina



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES