Japão se torna 5º país do mundo a pousar na Lua em missão histórica

Expectativas da agência espacial japonesa eram altas em relação ao pouso lunar de alta precisão almejado pelo país

Japão se torna 5º país do mundo a pousar na Lua em missão histórica | Reprodução / X
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira, 19 de janeiro, o Japão realizou uma conquista histórica ao conseguir realizar o pouso bem-sucedido de uma sonda não-tripulada na Lua. Com esse feito, o país se torna a quinta nação do mundo a alcançar essa realização, seguindo os Estados Unidos, a União Soviética, a China e a Índia.

A sonda, denominada SLIM (acrônimo em inglês para "módulo de pouso inteligente para investigar a Lua"), tocou a superfície lunar por volta das 12h20 no horário de Brasília, de acordo com informações da agência espacial japonesa Jaxa. A conexão com o módulo lunar ainda está sendo confirmada pela agência.

As expectativas da Jaxa eram elevadas, pois a missão visa avaliar a capacidade do Japão em realizar um pouso de alta precisão na Lua. O módulo, apelidado de Moon Sniper (Atirador Lunar), tinha como objetivo realizar o "pouso mais preciso" já executado na superfície lunar.

Embora o pouso aparentemente tenha sido bem-sucedido, a Jaxa precisará de aproximadamente um mês para verificar se o SLIM atingiu os objetivos com alta precisão. A área de pouso estava planejada para ser a cratera Shioli, localizada nas proximidades do equador lunar. O sucesso dessa missão seria um marco significativo para o Japão, considerando a dificuldade inerente de pousar na Lua, especialmente com tamanha precisão.

Antes do pouso, a Jaxa destacou que o sucesso dessa missão indicaria a transição de uma era de "aterrissar onde pudermos" para uma era de "aterrissar onde quisermos" em futuras missões lunares. A sonda SLIM possui dimensões de aproximadamente 1,7 metro de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,4 metros de altura. Esta representa a primeira tentativa oficial do Japão em realizar um pouso lunar, após uma bem-sucedida missão orbital de mapeamento lunar entre 2007 e 2009 com a espaçonave Selene (ou Kaguya).

Vale ressaltar que, em abril do ano passado, a empresa privada Ispace, em uma tentativa separada, não obteve sucesso ao tentar pousar na Lua com o módulo Hakuto-R Mission 1 (M1), lançado pela SpaceX em dezembro de 2022. A Ispace concluiu que a nave provavelmente caiu na superfície lunar, tendo completado 8 dos 10 objetivos da missão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES