Jogador suspeito de matar ex-namorada já fez campanha contra feminicídio

Giovanni Padovani passou por uma audiência nesta sexta-feira e teve sua prisão preventiva decretada

Giovanni Padovani e Alessandra Matteuzzi, | Reprodução-Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O jogador de futebol Giovanni Padovani, de 27 anos, que foi preso acusado de matar a marteladas e tacos de beisebol a ex-namorada, Alessandra Matteuzzi, de 56 anos, participou de uma campanha contra a violência de gênero, que inclui o feminicídio, em novembro do ano passado. 

Giovanni Padovani é acusado de matar a ex-namorada com marteladas e taco de beisebol

Padovani passou por uma audiência nesta sexta-feira e teve sua prisão preventiva decretada. Ele, que perante o juiz optou por não responder as questões que foram feitas, está preso em Bolonha, na Itália.

Quando ainda jogava no ASD Troina, quarta divisão italiana, Padovani compartilhou a campanha no seu perfil das redes sociais em que dizia: "o Troina diz não à violência de gênero" e "pare a violência contra as mulheres".

O casal estava separado desde janeiro, após ter um relacionamento de cerca de um ano marcado por ciúme e comportamentos abusivos. A vítima já tinha denunciado o jogador por perseguição no final de julho.

Segundo a imprensa local, Padovani saiu da Sicília, onde atua pelo Sancataldese, time da série D, e se dirigiu até Bolonha para abordar Alessandra. Ela  conversava ao telefone com sua irmã, Stefania, quando foi surpreendida pelo assassino. 

Stefania ouviu toda a ação violenta e chamou a polícia para o local. Alessandra ainda foi encontrada com vida, mas morreu no hospital.

— Ela saiu do carro e começou a gritar: 'Não Giovanni, não, eu te imploro, socorro!' Eu estava ao telefone. Liguei imediatamente para os policiais, que chegaram logo. Moro a 30 km. Ele a espancou até a morte — disse a irmã a emissora local TGR Emilia Romagna.

Testemunhas relataram que Padovani usou até um taco de beisebol que ficava na portaria para agredir a vítima. Alessandra já havia pedido a vizinhos que não deixassem Padovani entrar no local.

— Ele exercia controle obsessivo sobre a vítima. Ele a mantinha sob controle à distância, muitas vezes pedindo que ela enviasse fotos e vídeos do local onde estava, as vezes a cada 10 minutos, movido por ciúme. Em algumas situações também pediu que ela filmasse o horário de onde estava para verificar se estava falando a verdade — revelou o advogado da família de Alessandra , Giampiero Barile , ao jornal il Resto del Carlino.

A Ministra da Justiça Marta Cartabia determinou a abertura de um processo para apurar se autoridades deixaram de tomar as medidas cabíveis para proteger a vítima após a denúncia dela contra o ex-namorado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES