Jovem autista supera bullying na infância e volta para ensinar crianças

Leonardo Barbosa faz estágio na rede pública de ensino e auxilia aluno com dificuldades na aprendizagem

Família de Leonardo comemora suas conquistas como professor | Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nem mesmo as lembranças ruins da infância, de quando sofria bullying na escola por causa do autismo, foram capazes de impedir Leonardo Soares Barbosa de correr atrás do sonho de um dia ser professor de matemática.

E um grande passo nesse sonho foi dado recentemente. Isso porque ele conquistou uma das vagas de estágio para atuar como professor auxiliar na rede municipal de Sertãozinho (SP), no interior de São Paulo.

Leonardo Barbosa supera lembraças ruins do bullying e auxilia aluno com dificuldades de aprendizagem (Foto: Arquivo Pessoal)

Há pouco mais de um mês na nova função, o jovem não apenas comemora nesta sexta-feira (15) seu primeiro Dia do Professor, como também o aniversário de 20 anos. As experiências anteriores, que antes atrapalhavam, agora servem de aprendizado para ele na busca por ser um bom profissional.

"O professor tem que ter uma didática boa com salas heterogêneas, porque os alunos são diferentes uns dos outros. Posso até não ter tido um bom tratamento no começo, mas depois vi que as coisas eram completamente diferentes e mudei minha opinião", explicou Leonardo.

Se pode parecer surpreendente para quem passa a conhecer agora a história de Leonardo, para quem convive com ele há mais tempo a conquista está longe de ser uma surpresa.

Como é o caso da mãe, a também professora Roberta Soares Machado Barbosa. Ela revela que, apesar de nunca ter duvidado do potencial do filho, a comemoração efusiva de toda a família foi inevitável.

"Sempre acreditei no potencial dele, ele sempre foi um ótimo aluno, muito dedicado. Perante todas as dificuldades dele, foi uma explosão de sentimentos. A família toda ficou muito feliz. Uma sensação de dever cumprido. Uma sensação de que a gente está no caminho certo, de nunca desistir da educação dele."

Mãe de Leonardo fala sobre  a alegria das conquistas do filho (Foto: Arquivo Pessoal)O agora e o futuro

Depois de passar por um processo seletivo de quase dois meses, sem ser beneficiado pelo sistema de cotas, segundo a Prefeitura, Leonardo começou oficialmente no estágio no dia 8 de setembro.

Desde então, ele auxilia no período da manhã um aluno com dificuldades de aprendizagem, elaborando atividades para estimular o ensino. Enquanto as aulas presenciais não são retomadas por causa da pandemia da Covid-19, o auxílio é feito de forma remota.

De acordo com a administração municipal, o contrato atual de trabalho é de um ano, com a possibilidade de ser renovado por mais um.

Já à noite, Leonardo cursa o quarto semestre de pedagogia em uma faculdade de Sertãozinho, em busca de concluir mais uma etapa até realizar o sonho de lecionar matemática.

"É uma boa experiência para mim, para quando eu me formar, virar um professor. Depois vou fazer licenciatura em matemática e ser um professor de matemática."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES