Jovem consegue trocar lavoura de cana por diploma de medicina

Jonas Lopes trabalhou em lavouras de cana até os 15 anos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Jonas Lopes trabalhou em lavouras de cana até os 15 anos. Hoje, aos 30, ele é o primeiro de sua família a se formar em um curso superior: concluiu a graduação em Medicina e pretende se especializar em cardiologia.

A colação de grau foi no fim de junho, na Universidade de Pernambuco (UPE). Ele foi reconhecido por seus colegas devido a sua difícil trajetória. Filho de pedreiro e dona de casa, Jonas Lopes tem mais 7 irmãos. Ele viveu grande parte de sua vida no interior do estado, sempre trabalhou na zona rural e estudou em escolas públicas.

Os outros 74 profissionais que se formaram com ele não economizaram nos aplausos quando Jonas recebeu seu diploma. Ele não conteve a emoção e caiu em lágrimas. O agora médico afirma que o sonho veio da infância, quando passou a se interessar por ciências.

Devido às dificuldades enfrentadas pela família, pensou em ser professor da matéria, pois, segundo ele, seria mais fácil."Mas eu ficava admirando o trabalho de médico. Sempre tive a medicina no coração". Houve um período, porém, em que ele abandonou os estudos.

"Eu recomecei em 2000. Na verdade, eu caí na real. Ver minha mãe trabalhando no engenho, sofrendo… Ela tinha que comprar os meus cadernos e dos meus irmãos ou comida para dentro de casa. Quando eu vi esse sofrimento dela, decidi que jamais iria parar de estudar. O céu não é nem o meu limite. Eu amo estudar."

E ele realmente não desistiu. Após três anos de tentativa, em 2007 prestou o vestibular da UPE e foi aceito nas vagas de cotas para estudantes de escolas públicas. "Esse sistema de cotas foi minha esperança", relembra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES