Jovem dá 8 dicas de como ter um negócio bilionário; confira

Chesky deu algumas dicas de como transformar uma ideia em algo super vantajoso e em curto prazo de tempo.

Brian Chesky criou a Airbnb, que abriu seu primeiro escritório em São Paulo | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ele tem 30 anos, usa cabelo espetado, viajou para dez países no último ano e na maior parte do tempo dormiu na casa de estranhos. Para Brian Chesky, criador do site Airbnb, que segundo o jornal Financial Times tem valor de mercado de US$ 1,3 bilhão, o turismo faz parte do trabalho. Criador de uma plataforma online que propõe o compartilhamento de espaços, na qual os usuários podem alugar casas, quartos, sofás, ele faz parte do seleto grupo que inclui também Mark Zuckerberg, criador do Facebook: dos jovens empreendedores de sucesso.

Em passagem pelo Brasil para a inauguração do primeiro escritório da empresa no País e na América Latina, Chesky deu algumas dicas de como transformar uma ideia em algo super vantajoso e em curto prazo de tempo. Morador de São Francisco, ele pensou no conceito da empresa em outubro de 2007, quando precisou de dinheiro e resolveu, junto ao amigo e cofundador do site Joe Gebbia, alugar o próprio apartamento.

O "boca a boca" foi tão grande que em 2010 ele resolveu testar a própria ideia, dessa vez como hóspede, e ficou durante dez meses morando em casas de desconhecidos, vivendo três ou quatro dias em cada lugar. Quatro anos depois, 5 milhões de pessoas já fizeram reservas pelo site e há cerca de 100 mil imóveis cadastrados. Em 2011, só os viajantes brasileiros reservaram 52 mil vagas na plataforma enquanto anfitriões do País ganharam R$ 2,5 milhões.

Além dos turistas tradicionais, celebridades não só usam como investem no site, como o ator americano Ashton Kutcher, que atualmente mora em um imóvel divulgado pela empresa. E pelo menos uma vez o presidente dos EUA, Barack Obama, reservou uma casa para passar o Natal com a família no Havaí. Segundo Chesky, para ter uma ideia de sucesso é preciso olhar primeiro para o que você precisa para só então chegar ao que os outros precisam.

Confira aqui dicas de quem construiu uma empresa bilionária em quatro anos:

Pense em coisas simples

Não gaste seu tempo com ideias miraculosas ou muito trabalhosas. Vasculhe o seu cotidiano e pense em algo que você queria ter - e não tem - e pense no motivo disso. As boas ideias geralmente saem de fatos simples, cotidianos. "Quando criamos o site, as pessoas perguntavam como ninguém ainda não tinha pensado nisso. A ideia é simples, ajuda muita gente, só faltava colocar em prática", diz.

Procure o melhor sócio

Trabalhe com quem você admira e que tem muito para te oferecer. Grandes parcerias levam a grandes resultados. "Procure uma pessoa que você considera melhor que você e que te ajude para ser seu sócio. Isso é fundamental."

Procure pessoas com os mesmos valores

Um profissional excelente pode ter se candidatado para a sua empresa, mas certifique-se de que ele tem a cultura da empresa, que ele entende - e concorda - com as filosofias e valores que você quer passar. "Só contrato um profissional que entende os valores da companhia", diz.

Contrate sempre alguém melhor

Independente do motivo que levou um profissional a sair da sua empresa, o próximo deve ser ainda melhor que ele. Dessa maneira, a empresa estará sempre com funcionários empenhados e bem qualificados. Segundo Chesky, é importante trazer pessoas com mais experiência, que possam agregar valor para o produto ou serviço oferecido.

Aprenda com seus erros

Segundo o fundador da Airbnb, é preciso sempre reavaliar os atos e ver o que fez certo e o que fez de errado. Humildade nos negócios é fundamental. "Temos que sempre perguntar o que estamos fazendo e repensar ações. Já cometemos alguns erros e poderíamos ter mais dinheiro, mas aprendemos com ele", diz.

Crie um bom ambiente de trabalho

Para Chesky, é importante deixar o funcionário motivado sempre, não é preciso impor regras, se você contratou uma pessoa qualificada, ela saberá o que fazer. "Não ensine como ele deve fazer o trabalho, mas explique porque ele deve fazer", comenta.

Valorize o que é local

Crie um empreendimento que seja sustentável e que valorize a comunidade local, que gere empregos na região. "Essa é uma tendência atualmente, fazer um empreendimento em escala global, que pense no produtor local", diz. Segundo ele, o seu site, que está disponível em cerca de 19 mil cidades do mundo e em 192 países, traz lucros para o restaurante, a farmácia, e o mercado local, já que o visitante vai aproveitar para conhecer a região em que estará hospedado.

Comece o quanto antes

Teve uma ideia interessante? Não pense demais, coloque o conceito em prática. "Antes que outra pessoa tenha a mesma ideia que você e saia na frente", pontua.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES