Jovem de 14 anos se torna a pessoa mais nova da história a passar no ITA

Caio Temponi ficou em 14º lugar no vestibular que é considerado um dos mais difíceis do país.

Jovem de 14 anos se torna a pessoa mais nova da história a passar no ITA | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudante mais novo aprovado na história do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que fica em São José dos Campos (SP). Caio Temponi conta que mal pôde acreditar quando recebeu a notícia da aprovação na manhã desta quarta-feira (14). O jovem recebeu uma ligação do reitor da instituição, Anderson Correia, falando sobre a aprovação em engenharia. As informações são do Portal G1.

De acordo com ele (Anderson Correia), esse momento jamais será esquecido. "Saber que eu passei e que fui o mais novo da história a ser aprovado foi uma emoção absurda, muito grande. Estou muito feliz e realizado", diz Caio.

Jovem de 14 anos se torna a pessoa mais nova da história a passar no ITA (Foto: Reprodução)Caio antecipou e concluiu o ensino médio, com isso, pode assumir a vaga. Apesar disso, ele disse ainda não saber se vai ingressar no ITA, isso porque também foi aprovado em direito em outra universidade e não decidiu qual curso vai seguir. Caso opte pelo ITA, Caio já sabe que seguirá carreira como civil (não optante pela carreira militar), mas ainda terá que escolher entre a engenharia aeronáutica, eletrônica, mecânica-aeronáutica, civil-aeronáutica, computação ou aeroespacial, cursos que hoje são oferecidos pela instituição.

De acordo com o estudante, a aprovação é fruto de muito esforço. Ele explicar que sempre teve apreço pelos estudos e sempre pôde contar com a ajuda dos pais. 


"Desde pequeno sou muito estudioso porque sempre gostei muito disso. Os meus pais me incentivaram desde cedo e eu peguei gosto. Devido muito a eles."


OUTRAS CONSQUISTAS


Natural de Três Rios (RJ) e morador de Fortaleza, Caio possui uma coleção de aprovações em diversas instituições de ensino sem sequer ter deixado as salas de aula da escola. 


Passou em 1º lugar na Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF); Foi aprovado em 1º lugar na Escola Preparatória administracao-em-universide Cadetes do Ar (Epcar), da Força Aérea Brasileira (FAB), na qual gabaritou a prova aos 12 anos; Aos 13, foi aprovado em 1º em Administração na Universidade Estadual do Ceará (Uece); Passou em 1º em Direito na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Obteve o 1º lugar em Engenharia Civil na Universidade Federal do Cariri (UFCA); Passou em Medicina na Universidade de Fortaleza (Unifor) ainda com 13 anos. 


Segundo Laurismara Temponi, mãe do jovem, o filho foi o candidato mais novo a ser aprovado no curso de medicina e nas outras instituições federais em que obteve êxito. Além disso, o garoto de 14 anos também já foi medalhista em duas olimpíadas internacionais de matemática.

Jovem de 14 anos se torna a pessoa mais nova da história a passar no ITA (Foto: Laurismara Temponi)Atualmente, Caio Temponi tem um canal no YouTube, no qual realiza aulas de revisão e correção de exercícios, e é colaborador de pesquisa liderada pelo neurocientista Fabiano de Abreu Agrela, chefe do departamento de Ciências e Tecnologia Logos University International (Unilogos), nos Estados Unidos. O pesquisador lida com pessoas superdotadas e buscou contato com o adolescente após a aprovação deste em medicina.

Neste ano, o estudante esteve em preparação para o vestibular do ITA, mas dividiu foco com o Enem devido à intenção de cursar direito. A mãe, contudo, disse que o filho também menciona a área da medicina como uma das futuras possibilidades de atuação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES