Enem: Aluna do Dom Barreto fecha a prova de Matemática

Alícia Fortes acertou todas as questões da prova

A estudante do Instituto Dom Barreto Alícia Fortes Machado, de 17 anos, acertou as 45 questões da prova de matemática e suas tecnologias na edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ficou com a pontuação 991.5.

Com uma facilidade maior para as disciplinas de ciências exatas, A jovem aluna foi aprovada recentemente no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).  Ela também possui um histórico de grandes conquistas em olimpíadas durante toda sua vida escolar.

Em entrevista ao meionorte.com, a estudante conta que em 2016 focou em passar no ITA, e por isso teve que estudar matemática em um nível um pouco mais aprofundado e em um estilo um pouco diferente do Enem. Contudo, como, ao longo dos anos, sempre gostei da disciplina e estudou bastante a mesma, acabou ganhando a velocidade que é necessária na prova do exame.

"Além disso, eu fiz o Enem um total de 4 vezes (contando com 2016) e acredito que isso colaborou para eu alcançar esse resultado, já que eu treinei nos anos anteriores", disse a estudante.

Com relação a rotina de estudos, Alicia revela que todos os dias de manhã, de tarde tinha aula e a noite dedicava o tempo livre para fazer outras atividades. Nos fins de semana também estudava, mas reservava um horário para encontrar com os amigos ou ficar com a família.

Em 2015, o resultado das escolas do Piauí no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostrou que o estado ficou entre as 10 melhores médias de redação. Em segundo no Brasil ficou o Instituto Dom Barreto, em Teresina, com média de 897,42, sendo que 124 alunos fizeram a prova.

O Instituto Dom Barreto obteve colocações importantes nacionalmente de acordo com critérios diferentes que colavam a escola entre as 10 Melhores do Brasil e Primeiro Lugar do Piauí.

Alícia Fortes Machado
Alícia Fortes Machado



Fonte: Portal Meio Norte