Jovens de 20 a 29 anos devem se vacinar contra o sarampo

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode ser fatal.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir da próxima segunda-feira (18), inicia em todo o país a segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo. Desta vez, o foco é a atualização da caderneta de vacina dos jovens entre 20 e 29 anos. Em Teresina, todas as 104 salas de vacina do município estarão abastecidas para atender esta faixa da população.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, os jovens entre 20 e 29 anos merecem especial atenção, por ser a faixa etária mais acometida pela doença. Segundo o Calendário Nacional de Imunização, eles devem tomar duas doses da vacina tríplice viral, que além do sarampo protege contra caxumba e rubéola. “Você jovem, por favor, verifique o seu cartão e veja se você tem uma ou duas doses da vacina. Se não tem nenhuma, você precisa começar a fazer esquema, com uma dose agora e a segunda daqui a um mês”, explica a diretora.

Para intensificar as ações de imunização, a FMS está se reunindo com instituições do ensino público e privado, para traçar estratégias de imunização dos estudantes que estejam dentro do público alvo. A ideia é montar postos de vacinação nesses locais, de acordo com a demanda e respeitando as especificidades de cada local.

Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou em outubro com sua primeira fase, em que foram imunizadas crianças de seis meses até cinco anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES