Jovens fazem cortes na pele como efeito da depressão,diz estudioso

Especialista diz que o problema da automutilação atinge, principalmente, adolescentes

De acordo com psicóloga, a automutilação é um sinal de depressão | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Provocar cortes no próprio corpo é uma alternativa dolorosa encontrada por jovens e adolescentes para expressar problemas emocionais, mas nem sempre pais e familiares estão atentos aos sintomas do distúrbio e nem sequer sabem que se trata de uma doença psicológica que tem tratamento. O problema foi chamado no Brasil de ?escarificação?. Em inglês, ganhou o nome de ?cutting?, que significa corte.

Os casos de pessoas que provocam ferimentos nas pernas, braços ou barriga ficaram conhecidos depois que famosos expuseram o drama nas redes sociais. Paris, a filha mais velha de Michael Jackson, chegou a ser internada em um hospital, em junho do ano passado, depois de cortar os pulsos. A menina, de 15 anos, passa por tratamento de uma profunda depressão. Antes do estopim, já dava sinais de que algo não ia bem. Ela chegou a postar fotografias em que pessoas se cortavam ou provocavam situações de sofrimento a si mesmas.

A cantora teen Demi Lovato também expôs as dificuldades que enfrenta desde o início da adolescência. Ela sofria de depressão e passou a provocar ferimentos nos braços e até no rosto como forma de autopunição. Depois da exposição, a ?escarificação? deixou de ser tratada como um problema de celebridade.

A professora de psicologia da Universidade Católica de Brasília, Kátia Brasil, explica que o problema não se restringe à adolescência, mas aparece, muitas vezes, nessa etapa da vida porque é a fase de adaptação e o corpo é uma forma de manifestar os pensamentos e o sofrimento.

? É uma tentativa dolorosa de dizer ?não estou conseguindo estar no mundo se não for pelo registro da dor e do sofrimento?.

Essa foi a sensação que o estudante Eduardo Soares sentiu aos 13 anos, quando começou a fazer cortes na própria pele com lâminas. Descobriu que, dependendo da forma como manuseasse o aparelho de barbear, poderia provocar pequenos ferimentos no rosto.

? Eu me lembro de procurar isso da dor de várias formas, eu gostava de me machucar e acabei descobrindo que era possível eu me machucar sem ser um acidente. Eu não buscava o prazer da dor, eu buscava a distração pela dor e queria a atenção que eu recebia quando acontecia.

Falta de atenção dentro de casa ou relações familiares conturbadas podem ser alguns dos motivos que levam adolescentes a apresentar problemas emocionais. Kátia Brasil explica que há uma necessidade dos pais de lidarem melhor com as questões dos filhos.

? A gente olha os problemas como são vistos na vida adulta, mas para o adolescente aquilo é um grande problema. Nós estamos em um mundo em que os jovens são submetidos a muitas pressões.

Um contexto de pressão sobre si mesmo fez com que Eduardo, seis anos depois, aos 19 anos, voltasse a ter crises de automutilação. Ele se sentia culpado pelo fim de um relacionamento e se punia provocando cortes. Neste momento, extraía a lâmina de aparelhos de barbear e andava com os objetos para utilizá-los sempre que se encontrasse em situações com as quais achava que não podia lidar. Depois de anos de sofrimentos, procurou ajuda de um profissional e foi diagnosticado com depressão. Hoje, ele considera o problema controlado.

Depressão, ansiedade, bulimia podem ser alguns motivos que levam pessoas a se cortarem. Bianca* passou a provocar cortes nos braços aos 14 anos, quando notou as mudanças no corpo de adolescente e se sentia feia. Ela conta que não suportou as críticas da própria mãe.

? Ela vivia dizendo que eu tinha que emagrecer. A partir daí, cada crise de bulimia era acompanhada de cortes à própria pele.

Bianca enfrentou o problema por quase dez anos e não sabia a quem pedir ajuda.

? É muito constrangedor, as pessoas não vão aceitar, ninguém vai ver isso como coisa que não é da sua vontade. A primeira atitude é dizer que você é louca. Ninguém conseguia identificar isso como um problema meu comigo mesma. Eu era vítima de mim mesma.

Há cinco anos, a jovem, hoje com 25, faz terapias semanais e descobriu que sofria de depressão desde criança, mas os pais não conseguiram identificar o problema.

? Eles só sabiam que eu era a problemática, mas nunca procuraram saber qual era o problema. Atualmente, o problema é tratado, na maioria das vezes, com a associação entre o uso de medicamentos e terapias psicológicas.

Kátia Brasil explica que alguns sintomas revelam que algo vai mal com os adolescentes.

? Se o adolescente se isolar muito, se ele foge dos problemas, precisa de atenção. Pode ser um sintoma de que ele apresenta problemas psicológicos. A automutilação em si, ele sempre vai tentar esconder, então, se ele evita situações em que precisa mostrar o corpo, usar roupas que mostrem partes mais escondidas, isso é sinal de que o problema já pode estar ocorrendo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES