Jovens tiram a roupa para protestar contra o aquecimento global em Copenhague

Vestindo apenas cuecas e lingeries, os manifestantes cercaram os delegados dos 192 países

Jovens tiram a roupa em manifestação | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Jovens americanos tiraram a roupa nesta quinta-feira para protestar em torno do Bella Centre, local que recebe a Conferência da ONU sobre o Clima, em Copenhague, na Dinamarca, até o próximo dia 18. Os ativistas se manifestaram contra o aquecimento global.

Vestindo apenas cuecas e lingeries ou roupas de banho, os manifestantes cercaram os delegados dos 192 países que chegavam para o quarto dia de reunião sobre as mudanças climáticas no planeta.

Racha

Uma iniciativa da ilha de Tuvalu, uma das nações mais ameaçadas pelo aumento do nível dos mares, levou a uma rara divisão no grupo G77 mais a China, que costuma negociar em bloco pelos países em desenvolvimento. O negociador-chefe da ilha, Ian Fry, afirmou que o país não vai aceitar nada menos do que a discussão de um novo protocolo legal mais rigoroso que o de Kyoto.

"O meu primeiro-ministro e vários outros chefes de Estado têm a intenção clara de vir a Copenhague para assinar um acordo com validade legal", afirmou Fry, segundo informações da BBC Brasil. "O nosso futuro depende desse encontro", disse

Tuvalu visa limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC e estabilizar as concentrações de gases que provocam o efeito estufa em 350 partes por milhão (ppm). Já os países industrializados e alguns em desenvolvimento, entre eles o Brasil, querem manter o limite em 450 ppm. Atualmente, a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera gira em torno de 387 ppm.

Para os países emergentes, como o Brasil, a China, Índia e a África do Sul, o limite de 350 ppm não é bem aceito, porque pode se tornar uma barreira para o crescimento econômico.

Brasil nega

Luiz Alberto Figueiredo Machado, negociador-chefe do Brasil na COP-15, informou não existir "racha" no G77. "É natural que haja às vezes algumas divergências, que são democraticamente discutidas, são postas na mesa e se tenta chegar a um consenso. O grupo é de fato bastante diverso e convivemos com isso", afirmou o diplomata.

COP-15

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES