Jucepi lança portal Piauí Digital nesta segunda-feira (23)

O lançamento será feito pelo governador Wellington Dias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Facilitar a abertura de empresas, incentivar a formalização de negócios e aumentar a competitividade da economia. São com esses objetivos que o Governo do Estado, por meio da Junta Comercial (Jucepi), lança o portal Piauí Digital.

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, afirma que o Piauí Digital segue as diretrizes da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), criada pela lei federal nº11.598 de 2007 para simplificar procedimentos por meio da integração de órgãos e entidades responsáveis pelo registro e licenciamento de empresas.

Alzenir explica que, da abertura da empresa até o início da atividade, o empresário precisa protocolar documentos em até 09 órgãos diferentes nos âmbitos federal, estadual e municipal.

“A empresa nasce na Junta Comercial, onde o empresário solicita o registro empresarial. Em seguida, é preciso obter o registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal. O próximo passo é solicitar a inscrição estadual da Secretaria de Fazenda, a inscrição municipal, o alvará de funcionamento e a vistoria do Corpo de Bombeiros. Fora isso, dependendo da atividade empresarial, é necessária também licença da Secretaria de Meio Ambiente ou da Vigilância Sanitária. Mas toda essa peregrinação aos órgãos públicos acaba com a integração do Piauí Digital”, explica.

Atualmente, o Piauí Digital está integrado com a Receita Federal para a emissão do CNPJ. Dos órgãos estaduais, a Vigilância Sanitária, Bombeiros e Sefaz serão plenamente integrados em breve. A integração da Semar será por etapas, iniciando com a dispensa de licenciamento.

A integração com os órgãos da prefeitura de Teresina, envolvidos com o registro mercantil, será finalizada em setembro. São 40 municípios contemplados este ano, dos quais o sistema já foi implantado em 39, que estão habilitados e já respondendo a Consulta Prévia de Localização e emitindo a Viabilidade Locacional.

O Piauí Digital já pode ser utilizado para a abertura, alterações e baixa de empresas por meio do endereço www.piauidigital.pi.gov.br

Como funciona

O empreendedor, por meio de uma única entrada de dados e de documentos no portal do Piauí Digital, solicitará e receberá eletronicamente os documentos necessários para a empresa funcionar, tais como o Número de Identificação do Registro de Empresas (Nire), o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), a Inscrição Estadual, a Inscrição Municipal e o Alvará Provisório de Funcionamento. Além disso, disponibilizará informações e orientações para certidões, consultas sobre viabilidade de nome empresarial e endereço, além de outros serviços online.

Nesta primeira fase do projeto, os documentos devem ser impressos e protocolados em via única em alguma unidade de atendimento da Junta Comercial na capital ou no interior. No protocolo, o processo é escaneado e enviado para a análise. Pela internet, o empreendedor acompanha e recebe o documento chancelado digitalmente.

Na segunda etapa, os documentos poderão ser enviados por meio eletrônico, assinados digitalmente com certificado digital, dispensando o protocolo de documentos físicos. O processo eletrônico levará a prestação dos serviços de registro empresarial aos empreendedores de todos os municípios piauienses, mediante procedimento célere, rápido e seguro, aumentando a formalização de negócios no estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES