Juiz pede reabertura de inquérito do acidente de avião que matou Eduardo Campos

Acidente que vitimou Eduardo Campos e outras seis pessoas aconteceu em 2014.

Juiz pede reabertura de inquérito do acidente de avião que matou Eduardo Campos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O juiz federal Roberto Lemos dos Santos Filho enviou à PGR - Procuradoria-Geral da República uma solicitação para reabrir a investigação sobre a queda do avião que matou o então candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, e outras seis pessoas em agosto de 2014. O pedido foi protocolado pelo irmão do presidenciável, Antônio Ricardo Accioly Campos.

Em 2018, a Polícia Federal (PF) concluiu o inquérito e apresentou quatro causas possíveis do acidente, sendo elas: colisão com um elemento externo, desorientação espacial, falha de profundor e falha de compensador do profundor. Em 2019, o Ministério Público Federal (MPF) arquivou o processo sem determinar o motivo exato do acidente.

Anteriormente, o Cenipa - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos havia apresentado um relatório técnico que indicava falhas humanas.  Sendo assim, o juiz Roberto Lemos afirmou que a reabertura do inquérito tem por objetivo revisar as análises e confirmar que a conclusão alcançada esteja correta. 

Eduardo Campos | FOTO: Reprodução

Em outubro deste ano, o procurador da república Thiago Lacerda Nobre foi contra a solicitação. Segundo ele, não há elementos novos que justifiquem a retomada das investigações. Foi diante da recusa que o juiz encaminhou o pedido à PGR.

ACIDENTE

A morte de Eduardo Campos mudou o rumo político das eleições de 2014. O acidente aconteceu em agosto de 2014. A aeronave com o ex-presidenciável decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino à Base Aérea de Santos, em Guarujá (SP). O avião arremeteu devido ao mau tempo e, pouco tempo depois, perdeu o contato com o controle de tráfego aéreo.

Juiz pede reabertura de inquérito do acidente de avião que matou Eduardo Campos | FOTO:REUTERS/Paulo WhitakerHoras depois saiu a notícia: a aeronave, modelo Cessna 560XL Citation Excel, prefixo PR-AFA, caiu em um terreno baldio em meio a comércios e prédios residenciais, no bairro Boqueirão, em Santos. Os destroços atingiram outras residências vizinhas. Dez pessoas tiveram ferimentos leves e precisaram ser levadas a hospitais da região, sendo liberadas em seguida.

VÍTIMAS

Além de Eduardo Campos, morreram Alexandre Severo e Silva (fotógrafo); Carlos Augusto Leal Filho (assessor); ex-deputado federal Pedro Valadares Neto; Marcelo de Oliveira Lyra (cinegrafista); e os pilotos Geraldo Magela Barbosa da Cunha e Marcos Martins.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES