Juíza publica portaria proibindo uso de roupas curtas no Fórum

Não é permitido que entre no local com roupas de decotes e curtas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A juíza Thais Terumi Oto, diretora do Fórum de Cambará, no norte pioneiro do Paraná, proibiu o uso de roupas decotadas “a ponto de permitir entrever-se partes do corpo ou de peças intimas, […] a barriga ou mais de um terço das costas desnudas” ou que mostrem mais de dois terços das coxas em portaria publicada na última terça-feira (24).

A medida, que editou a portaria, considera os trabalhos desenvolvidos no local e pretende não criar “uma situação de desconforto”.

Segundo o texto da  juíza, são considerados trajes femininos compatíveis com o decoro e a dignidade forense os decotes profundo a ponto de deixarem mais da metade do colo dos seios visíveis, transparentes a ponto de permitir entrever-se partes do corpo ou de peças íntimas, sem alças, que deixam a barriga ou mais de um terço das costas desnudas, do tipo shortes, ainda que com o uso conjugado de meias calças e do tipo saia que não cubra pelo menos 2/3 das coxas. A portaria também proíbe alguns trajes masculinos, entre elas o uso de regas ou camisetas com golas em "U", "V"ou que deixem mais da metada do tórax exposto, além de gorros, boinas e bonés.

Para evitar que pessoas com trajes "impróprios", acessem o Fórum, um funcionário da portaria, terceirizado, impedirá o acesso.

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná considerou a medida discriminatória e abusiva considerando que Cambará é uma cidade de clima quente e que nem mesmo o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná adota tais regras. De acordo com o presidente da seccional, José Augusto Araújo de Noronha, não é possível delegar ao vigilante da segurança terceirizada o papel de “medir” as reais dimensões dos decotes das advogadas e demais mulheres que vão ao fórum.

“O ambiente forense já é revestido de formalismo. Os próprios advogados preservam essa cultura. Entretanto, me parece abusivo impedir que pessoas do povo possam frequentar o fórum por não estarem trajadas como a meritíssima juíza local entende como correto. Imaginemos o caos que seria se cada juiz resolver limitar o acesso de acordo com suas próprias convicções pessoais acerca do tema. Poderíamos, por exemplo, ter uma pessoa ´admitida´ no foro trabalhista, mas ´vetada´ no foro da justiça estadual. Essas restrições criam um evidente ambiente discriminatório”, afirma Noronha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES