Junta Comercial inicia novo procedimento de abertura de empresa totalmente digital

O novo procedimento de abertura de empresa iniciará na próxima segunda (15)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Junta Comercial do Piauí (Jucepi) inicia, nesta próxima segunda(15), o novo modelo de formalização de empresa, totalmente digital. O calendário de implantação do Projeto Integrar foi apresentado nesta quinta-feira (10), em reunião que aconteceu no auditório do Sebrae/PI, com os parceiros envolvidos na adesão à Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O Integrar é um programa desenvolvido pela Junta Comercial de Minas Gerais, que está em operação em 10 Estados brasileiros.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Patrícia Freitas, o Integrar é um divisor de águas no processo de formalização de empresas. “É uma quebra de paradigma, sendo um passo importante para a trajetória de modernização da Junta Comercial”, enfatiza.

Segundo o presidente da Jucepi, José Eduardo, o Projeto Integrar, “vai possibilitar a desburocratização para formalizar empresas no Piauí. Na Junta Comercial, esse processo se dará em até 48 horas, iniciando já nesta segunda (15), por meio do sítio institucional, para abertura e alteração de empresa”. José Educardo explica ainda que o piloto acontece em Teresina, pois na capital são registradas 60% das ocorrências de empresas no Estado. A expectativa é que em até dois anos, todo o sistema seja implantado no Piauí.

Pelo cronograma, as atividades estão divididas em quatro etapas, sendo a primeira pela Junta Comercial, onde será possível a Consulta de Viabilidade: uso do nome, local da atividade, exigências para Alvará e Licenciamento. A segunda e terceira etapas, Gerador de documentos, o usuário terá em mãos um pré-contrato, entre outros documentos.

Na última etapa, Comunicação com os órgãos envolvidos, já que o usuário terá a documentação final de sua empresa: Número de Identificação de Registro de Empresa (NIRE), Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), Inscrições estadual e municipal, Auto vistoria, licença ambiental e Alvará Sanitário.

Projeto Integrar

O Projeto Integrar é parte da Redesim que se baseia nos princípios de compatibilizar e integrar procedimentos; evitar a duplicidade de exigências; garantir a linearidade do processo; oferecer entrada única para dados cadastrais e documentos; compartilhar informações entre os órgãos; entre outras medidas que visam facilitar a abertura de novos empreendimentos, contribuindo para a geração de emprego e renda na região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES