Junta Comercial passa por revolução tecnológica com o Piauí Digital

Junta Comercial moderniza sistema e faz treinamento de funcionários

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) passa por um processo de modernização com a implantação do Projeto Piauí Digital, que vai concretizar todas as diretrizes da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Com o projeto, o Governo busca integrar todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, isncrição, alteração e baixa das empresas através de entrada única de dados e de documentos acessados via internet.

Segundo a presidente da Junta Comercial do Piauí, Alzenir Porto, o lançamento está programado para o mês de março. "Saimos de um período em que havia muita burocracia e lentidão para abertura de empresa para um período célere de até cinco dias, no máximo. Quando se consolidar, o Piauí Digital será uma ferramenta que nos dará condições de concluirmos processos em questão de horas e dias", afirma.

A Jucepi está treinando funcionários e apresentando o projeto a todos os parceiros, como contadores e empresários para que possam se familiarizar com o sistema. "Temos parceiros importanes, como o Conselho Regional de Contabilidade, Administração, Fecomércio, Sebrae, Indústria, Sindilojas, Sedet, ATI e o Governo do Estado, que está apoiando essa mudança", explica Alzenir.

Alzenir afirma que o novo sistema está sendo apresentado aos municípios e toda  documentação anterior a 2015 está sendo digitalizada. São cerca de 7 milhões de imagens. "Com o novo sistema, no momento em que a documentação é recebida, ela já é  digitalizada", comenta.

A modernização implantada na Jucepi tem aprovação dos profisisonais de contabilidade. Josafan Bonfim, presidente do Conselho Regional de Contabilidade, afirma que o Piauí Digital é uma revolução tecnologica, com o objetivo de dar maior agilidade aos serviços.

A contadora Lucelia Lima diz que tem boas expectativas com o Piauí Digital, pois vai diminuir o tempo para abertura de empresa e aumentar o grau de satisfação dos empresários.

A também contadora Leonice Benício afirma que o sistema vai atender a demanda de toda classe contábil. "A modernização vai nos dar uma resposta mais ágil", diz, enfatizando a necessidade e importância de treinamentos para esse período de adaptação.

Para Simone Vieira, consultora da Vox Tecnologia, empresa responsável pelo sistema de modernização, o Piauí  Digital é um portal conforme determinado pela Rede Sim de Entrada única de Dados e Informações para Registro Mercantil no Piauí , que tem a ferramenta Sigue Fácil, cuja finalidade é fazer o recebimento de dados e documentos que serão analisados pela  Junta e distribuídos a todos os órgãos envolvidos no registro mercantil, seja os municípios e os órgãos de licenciamento.

"Com o novo sistema, a distribuição será em tempo real. O  inicio é feito pelos contadore e empresários por meio do portal disponibilizado. Eles poderão acompanhar e verificar o andamento e fazer a retirada dos documentos no próprio portal", afirma, enfatizando que os usuários poderão usar a ferramenta para fazer coleta de dados, informações e protocolcar todos os documentos em via única, que tramitará de forma digital e todo processo poderá ser acompanhado via internet.

Concurso

Além da implatanção do Projeto Piauí Digital, Alzenir Porto destaca o concurso público com 10 vagas, sendo 9 para nível médio e uma para nível superior, além de 40 vagas para cadastros de reservas, que podem ser convocados à medida das necessidades, já que há muitos funcionários prestes a se aposentar. "Para este concurso, estamos concluindo o projeto, então, passaremos a Uespi para elaboração do edital", esclarece.

Alzenir também anuncia a contratação de tradutor oficial para prestação de serviço à Junta Comercial, como tradutores não só em inglês, mas ainda em cinco ou seis idioas. "Iremos fazer a seleção e habilitá-los junto a Jucepi. Não é que essas pessoas serão funcionários, mas estarão autorizadas a fazer a tradução oficial e acreditamos que possamos ter entre 30 a 35 profissionais tradutores", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES