Justiça concede guarda do bebê com “ossos de vidro” para sua avó materna

A decisão foi da juíza substituta Maria Socorro de Sousa Afonso, do Juizado da Infância e Juventude de Goiânia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça concedeu a guarda provisória do bebê de 1 ano e 4 meses, diagnosticado com osteogênese imperfeita , doença popularmente conhecida como ?ossos de vidro?, para a avó materna. A decisão foi da juíza substituta Maria Socorro de Sousa Afonso, do Juizado da Infância e Juventude de Goiânia, informou o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO).

A avó do bebê, a dona de casa Juraci Quintino, fez uma reforma na casa em que mora para receber a criança, após uma vistoria do Conselho Tutelar. Antes de participar da audiência que definiu a guarda, no último dia 28 de janeiro, ela disse que estava ansiosa pelo resultado. Não vejo a hora de ele vir logo para casa. Até sonho com ele aqui?, afirmou.

O menino permanece internado no Hospital da Criança desde que nasceu. Segundo a unidade, a alta médica está prevista para a próxima semana.

O drama sobre quem cuidará do bebê começou quando a mãe, que não quis se identificar, ficou sabendo que o filho teria diversas restrições por causa da doença e precisará de cuidados especiais. Ela e o marido, que têm outro bebê de quatro meses, optaram por doar a criança. "Ele precisa de muita atenção. Decidi dar para adoção porque eu não tenho condição de ficar com ele", afirmou a mulher.

Dias depois, sensibilizada com o caso, a avó visitou o menino no hospital e disse que iria cuidar dele. Segundo a dona de casa, depois de deixar público que quer ficar com o neto, a mãe do menino a procurou e disse que vai auxiliar no que for possível. ?Ela falou que vai me ajudar a cuidar dele e que vai ficar por perto, para que ele cresça junto com os outros dois irmãos?, contou.

"Ossos de vidro"

A osteogênese imperfeita ocorre por uma deficiência na produção de colágeno, proteína que dá sustentação às células dos ossos, tendões e da pele. Por causa da enfermidade, o bebê nasceu com inúmeras fraturas pelo corpo, razão pela qual foi levado diretamente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Durante nove meses, o menino respirou com a ajuda de aparelhos.

Mesmo na UTI, o bebê quebrou o braço duas vezes ao brincar com um chocalho. Apesar das fraturas, segundo a pediatra Paula Pires, ele é uma criança forte e está se recuperando.

Hoje, o bebê já consegue comer papinha e segurar a mamadeira. A fisioterapeuta Fernanda Ameloti Gomes Avelino, que o acompanha, diz que ele "entende tudo, tem um funcionamento cognitivo (cerebral) bom, só precisa mesmo de estimulação multidisciplinar para que consiga, dentro dos seus limites, uma independência maior".

A pediatra ressalta que o menino precisa de atenção especial constante. "Ele vai necessitar acompanhamento pediátrico, ortopédico, fisioterápico e fonoaudiológico em centro específico para essa doença. Também deve ter brinquedos que não ofereçam risco. Além disso, vai precisar de almofadinhas, travesseiros", explica Paula.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES