Justiça condena acusado de mandar matar ex-namorada em Teresina ha 27 anos

José Lima Chagas mandou ceifar a vida da vítima motivado pelo sentimento do ciúme e pelo descontentamento com o término do relacionamento.

i | i
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

José Lima Chagas, acusado de mandar matar a ex-namorada a tiros no dia 18 de julho de 2017, foi condenado a 27 anos, 01 mês e 15 quinze dias de reclusão, em regime fechado, pelo crime. A sentença foi proferida pela Juíza Maria Zilnar Coutinho Lelk, da 2ª Vara do Tribunal Popular do Júri da Comarca de Teresina. O julgamento ocorreu nesta quinta-feira (10).

A vítima, Karoline dos Santos Silva, foi morta a tiros na Rua Odilon Nunes, no Bairro Promorar, zona Sul de Teresina, por David Macklin Magalhães Guimarães, autor do homicídio. De acordo com a decisão, José Lima Chagas, conforme narração contida na denúncia, mandou matar vítima, motivado pelo sentimento do ciúme e pelo descontentamento com o término do relacionamento amoroso que manteve com a jovem.

Justiça condena acusado de mandar matar a ex-namorada em Teresina a 27 anos (Foto: Divulgação)

O Conselho de Sentença reconheceu, por maioria de votos, as circunstâncias qualificadoras do motivo fútil, do perigo comum e do feminicídio. “Com efeito, a culpabilidade do acusado é acentuada, agiu com uma frieza emocional e insensibilidade acentuada, porquanto, após um convívio amoroso com a vítima e insatisfeito com o término do relacionamento, arquitetou e encomendou a sua morte. Agiu de forma premeditada quando determinou ao executor material que colocasse em prática o seu plano de ceifar a vida da vítima. A sua empreitada neste sentido se perfectibilizou quando o autor material sabendo onde localizar a vítima, dela se aproximou e contra a mesma, efetuou diversos disparos de arma de fogo, os quais culminaram com a sua morte. Tais fatos evidenciam a intensidade do dolo no agir de José Lima Chagas e autorizam a negativação desta vetorial”, diz a decisão. 

José Lima Chagas já ameaçava e já tinha agredido a vítima, mas para não despertar a desconfiança de Karoline, ele determinou a um David que a matasse, e o fez porque, a vítima teria se precavido se o tivesse avistado dela se aproximando, atitude que não pode adotar porque não tinha como suspeitar da intenção do autor dos disparos, pois, aparentemente o mesmo não tinha motivos para lhe fazer qualquer mal e menos ainda, de lhe ceifar a vida. 

David Macklin Magalhães Guimarães foi julgado em 2019 e condenado a 13 anos e 9 meses de prisão. Na época ele confessou sua participação no crime.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES