Justiça determina que igreja retire vídeos com discursos homofóbicos

Pastor norte-americano chegou a afirmar que “todo homossexual tem uma reserva no inferno”

Evento foi realizado durante o carnaval deste ano | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por determinação da 4ª Vara Cível de Taguatinga, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Brasília vai ter que retirar todos os vídeos do pastor norte-americano David Eldridge, que proferiu um discurso homofóbico durante um evento realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. O evento ocorreu em fevereiro deste ano. Na sua fala, o pastor afirmou que “todo homossexual tem uma reserva no inferno”. 

A juíza Lívia Lourenço Gonçalves justificou sua decisão ao fato de que na Constituição Federal de 1988, todos têm liberdade de expressão e de manifestação religiosa garantidas. Porém, explica que no vídeo o pastor profere um discurso de ódio contra a comunidade LGBTQIAP+, com bases em supostas interpretações religiosas e que, segundo ela, não refletem o comportamento cristão. “Que em grande parte também não refletem o espírito cristão, podem em tese fomentar atitudes discriminatórias e de violência por parte dos fiéis contra pessoas integrantes da comunidade LGBT+, o que não se admite”, afirmou.

“Assim, não se pode admitir que se perpetuem, mediante a ampla divulgação de vídeos, de discursos que traduzem manifestações que degradem, inferiorizem, subjuguem, ofendam ou que levem à intolerância ou discriminação e possam ser configurados como crime, razão pela qual o pedido deve ser acolhido”, disse a juíza. Com essa decisão, a juíza determinou a retirada, em 48 horas, do vídeo das redes sociais, e em caso de descumprimento a igreja será penalizada a pagar R$ 50 mil por dia. O Correio tenta contato com a igreja.

Em fevereiro deste ano, o pastor David Eldridge pregou em um evento da igreja realizado durante o carnaval. Na ocasião, na pregação, fez um discurso homofóbico. Falando em inglês e com tradução para o português, ele pregava contra a bandeira LGBTQIA+.“Todo homossexual tem uma reserva no inferno. Toda lésbica tem uma reserva no inferno. Todo transgênero tem uma reserva no inferno. Todo bissexual tem uma reserva no inferno”.

A Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual ou contra a Pessoa idosa ou com Deficiência (Decrin), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), recebeu várias representações, a exemplo da Comissão de Ética e Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF, presidida pelo deputado distrital Fábio Felix (PSol). Outros documentos enviados à PCDF para apurar os fatos foram enviados pela União Nacional LGBT (UNA). 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES