Justiça deve ouvir hoje marido acusado de matar advogada no PR

Pai e irmã de Tatiane Spitzner também devem prestar depoimento.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça ouve, a partir das 9h desta quinta-feira (13), segundo dia de audiência do Caso Tatiane Spitzner, o réu por feminicídio Luís Felipe Manvailer, marido da vítima; e outras 15 testemunhas - seis de acusação, seis de defesa e três comuns.

Entre as testemunhas previstas, estão o pai e a irmã de Tatiane, Jorge e Luana Spitzner.

Os depoimentos ocorrem por videoconferência e presencialmente no Fórum de Guarapuava, cidade na região central do Paraná em que o crime ocorreu.

No primeiro dia de audiência, na terça-feira (11), 13 testemunhas foram ouvidas em 10 horas. Uma delas, amiga de Tatiane, relatou reclamações da vítima sobre o relacionamento e disse que ela queria a separação.

Manvailer, que está preso, pôde acompanhar 12 depoimentos - em um deles, a testemunha não quis a presença dele. Durante os depoimentos, o marido de Tatiane ficou calado e fez anotações.

Ao todo, 50 testemunhas foram convocadas: 25 de acusação, indicadas pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) e outras 25, apontadas pela defesa. Depois de ouvi-las, a juíza decide se o réu vai a júri popular ou não.

Depois das audiências, em casos de crime de homicídio, o magistrado pode decidir por:

Sentença de pronúncia: quando o juiz entende que há indícios suficientes de que o réu seja o autor do homicídio. Neste caso ele vai a júri popular;

Sentença de impronúncia: quando os indícios de que o réu tenha praticado o homicídio são muito fracos ou há poucos elementos de crime. Sendo assim, a juíza arquiva o caso e o réu é colocado em liberdade;

Desclassificação: quando o magistrado conclui que o crime praticado foi outro, não o homicídio. Neste caso o processo seguiria adiante e o "crime comum" seria julgado pela juíza.

A juíza não tem prazo definido para emitir uma decisão.

Relembre o caso

A advogada Tatiane Spitzner foi encontrada morta no dia 22 de julho deste ano, no apartamento onde morava com o marido, o professor Luís Felipe Manvailer, no Centro de Guarapuava.

O laudo do exame de necropsia do Instituto Médico-Legal (IML) apontou que a advogada foi morta por asfixia mecânica. Câmeras de segurança do prédio mostram o marido agredindo Tatiane por mais de 20 minutos antes da queda.

Segundo a acusação, Manvailer matou Tatiane por esganadura, a jogou pela sacada e, em seguida, recolheu o corpo para o apartamento. Mas testemunha relatou que, logo depois da queda, viu o marido recolhendo o corpo e ouviu ele gritando: “Meu amor, acorda”.

Ele nega as acusações.

O marido foi preso horas após o crime ao sofrer um acidente de carro na BR-277, em São Miguel do Iguaçu, a 340 quilômetros de Guarapuava.

À época, na audiência de custódia, única vez em que foi ouvido, ele disse que a imagem da esposa pulando a sacada não saía da cabeça dele. Ele disse que não se lembra do que aconteceu e que acredita que a mulher tenha se jogado da sacada.

O casal estava junto havia cinco anos e era "feliz", de acordo com a defesa do marido. O Ministério Público (MP-PR), porém, diz que Tatiane vivia um relacionamento abusivo.

Familiares e amigos relataram que ela queria pedir o divórcio. Para a polícia, eles disseram que Manvailer costumava chamar Tatiane de apelidos pejorativos e que a proibia de contratar uma diarista para ajudar nas tarefas domésticas.

Conversas por WhatsApp de Tatiane com Rosenilda mostram como estava a relação dela com o marido. Nas mensagens, entre março e junho deste ano, a advogada relatou sentir "medo" e disse que o marido tinha "ódio mortal" por ela.

Manvailer responde pelos crimes de homicídio qualificado, cárcere privado e fraude processual.

A defesa dele pediu, por duas vezes, a suspensão do processo. Os advogados alegaram impossibilidade de apresentar uma resposta à acusação porque, na denúncia, a promotoria não deixava claro quando, onde, e como Tatiane Spitzner morreu.

Os pedidos foram negados.

A família de Tatiane criou páginas nas redes sociais para incentivar a luta contra o feminicídio. Nesta manhã, o perfil no Instagram tinha mais de 102 mil seguidores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES